Etapas da jornada do consumidor
No artigo passado (Jornada do consumidor), conversamos sobre o que é a jornada do consumidor e a sua importância para fidelizar o cliente e aumentar as vendas do negócio.
Durante todo o processo dessa jornada, o cliente precisa passar por fases, que vão desde zero conhecimento sobre a solução até a decisão de compra. Quando há pleno conhecimento sobre essas etapas, a jornada de compra se torna mais efetiva e otimizada.
Quer entender como aplicar no seu ramo, com exemplos recorrentes? Continue esta leitura.
Aprendizado e Descoberta
Esta é a primeira fase da jornada de compra, portanto você deve informar e educar o consumidor, afinal ele ainda não sabe que tem um problema.
É o topo do funil, por isso sua comunicação precisa ser voltada para informações mais amplas, claras e diretas, de forma que a audiência comece a compreender a existência de uma necessidade e de uma solução.
Como aplicar? Invista nas suas redes sociais, com conteúdos dinâmicos e dicas claras que rapidamente solucionem uma dor pontual.
Reconhecimento do problema
Agora o seu cliente já sabe que existe um problema, portanto busca uma solução! Nesta etapa é importante investir em uma comunicação com foco em diagnosticar a dor do usuário, mostrando que entende a dor do mesmo e começando a apresentar as oportunidades que você oferece.
O consumidor deseja saber se a sua empresa tem o que ele procura. É hora de investir em conteúdos “agregadores” e mais densos, tais como e-books e webinars.
Consideração da solução
Nas etapas anteriores você ofereceu conteúdo de valor, nesta etapa o consumidor vai mapear informações sobre o seu produto em outros pontos de comunicação, tais como feedbacks e depoimentos. Vale ressaltar que ele ainda não está pronto para a compra, estando aberto a outras opções (concorrentes).
É importante estar à disposição para quebrar objeções, por isso a importância de um canal disponível 24 horas. Conte com auxílio de chatbots.
A sua comunicação deve direcionar para a compra, ressaltando os benefícios e vantagens do seu produto ou serviço. Este é o fundo do funil – é comum que o quantitativo de pessoas diminua do topo para o fundo, pois há um refinamento de quem realmente passará para a última etapa da jornada de compra.
Decisão de compra
Finalmente, passado todas as etapas o consumidor decidiu realizar a compra do seu produto. Sua equipe comercial deve:
-intensificar a resolução de dúvidas;
– investir no uso de gatilhos mentais, tais como urgência e escassez;
– oferecer ofertas e condições especiais.
Mostre os diferenciais do seu negócio!
Conclusão
Através desta análise percebemos que o mapeamento da jornada de compra pode auxiliar a comunicação mais assertiva com o consumidor, conhecendo os principais canais de comunicação e potencializando as taxas de retenção.
Está curtindo nossa série de artigos sobre a #JornadaDoConsumidor?
Se você deseja se aprofundar no tema, preparamos um material super didático para você! Clique aqui e tenha acesso ao nosso e-book sobre a Jornada do Consumidor.