Jornada do consumidor

Nos últimos anos, observamos grandes mudanças no perfil estratégico das empresas: as marcas estão mais voltadas para a experiência do cliente. Isso significa que os negócios passaram a moldar a compra e venda respeitando as etapas de consciência daquele público sobre o produto. 

E é nisto que entra a Jornada do Consumidor: estruturada de forma a mapear e estar presente em todas as etapas, fidelizando o cliente e aumentando as conversões. Assim, a empresa conseguirá chamar a atenção no momento certo, tornando o processo mais efetivo. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo. 

 

Afinal, o que é a Jornada do Consumidor?

A Jornada do Consumidor é o caminho que o cliente percorre no relacionamento com uma empresa. Como assim? São várias etapas até o fechamento em si. E digo mais: esse processo nunca acaba!

O cliente deve passar pelas seguintes fases:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

O objetivo da jornada é auxiliar o desenvolvimento das melhores estratégias, considerando as etapas acima. Se bem aplicada, pode aumentar a retenção de clientes e, consequentemente, um maior índice de satisfação do usuário. 

A maneira mais efetiva de criar a jornada de consumo é realizando a análise do perfil de consumidores, isto é: o que almejam, quais são suas dores, necessidades e aspirações. A partir disso, é possível criar uma linguagem e posicionamento específicos para cada situação. 

Percebemos também que a jornada de compra é muito útil nas estratégias de Inbound Marketing, ou seja, criação de conteúdos de valor, de forma a atrair o público-alvo. A estruturação adequada pode induzir a compra, independente da necessidade ou não do produto. 

De acordo com pesquisa realizada pela empresa McKinsey, 90% dos clientes admitem terem sido impulsionados pela compra em si. Portanto, a sua empresa pode chamar a atenção do cliente no momento certo. A jornada de consumo possibilita visualizar de forma mais abrangente a experiência do cliente com a empresa. 

 

Por que utilizar a Jornada do cliente?

Além da valorização do consumidor, o mapeamento possibilita antecipar as necessidades do usuário, conhecendo os principais canais de comunicação e potencializando as taxas de retenção. Ademais, esse processo possibilita a otimização dos processos internos, pois age a partir das demandas dos clientes. 

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Por isso, preparamos um material super didático para você, sobre a temática. O que você terá acesso no e-book?

  • O que é a jornada do consumidor?
  • Etapas da jornada do consumidor
  • Por que é fundamental mapear a jornada?
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