Mais um ano se encerra, mais um ciclo de desafios concluído, e diante da velocidade das mudanças, refletimos sobre as possíveis tendências para o ano de 2024.
“O que nossos clientes esperam das empresas?”
“Como manter a minha empresa conectada com as demandas do mercado?”
“Quais desafios o cenário dos negócios reserva para as marcas?”
As empresas que quiserem se destacar no mercado precisam estar atentas às tendências de CX (Customer Experience) para o próximo ano. Vamos juntos refletir sobre o assunto!
- Personalização
A personalização é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos e deve se consolidar ainda mais em 2024. Os clientes esperam que as empresas os conheçam e atendam às suas necessidades específicas, isso significa que as empresas precisam conhecer bem o seu público, saber quem são, o que eles querem e como eles gostam de interagir.
A personalização pode ser feita de diversas maneiras, como:
- Oferecer recomendações personalizadas de produtos ou serviços;
- Enviar mensagens de marketing personalizadas;
- Ajustar a experiência do cliente de acordo com o seu perfil.
Por isso, é FUNDAMENTAL investir em coleta e análise de dados.
- Gestão de Dados
O gerenciamento de dados de clientes, uma revolução silenciosa que tem mudado a forma como as empresas se relacionam com o consumidor. Uma das principais vantagens de usar dados com seriedade e segurança é a capacidade de segmentar o público-alvo de forma precisa e tomar medidas mais eficazes que geram maior engajamento.
A coleta, análise e interpretação de dados orientam as estratégias e ações de uma empresa. Aumenta a eficiência operacional, a satisfação do cliente e abre caminho para a inovação.
Importante: Jamais negligencie a transparência nas medidas tomadas, que a sua empresa esteja sempre de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). - Experiências omnichannel
Os consumidores estão cada vez mais conectados e usam diversos canais para interagir com as empresas. Eles podem pesquisar produtos online, comprar em loja virtual, solicitar suporte pelo telefone e fazer reclamações nas redes sociais.
A expectativa do consumidor é clara: conectividade sem atritos. Os clientes querem transitar entre os canais digitais sem perder tempo explicando as mesmas coisas. Para atender a essas demandas, as empresas precisam oferecer experiências integradas em todos os canais.
Empresas antenadas com o mercado estão sempre orquestrando uma experiência omnicanal fluida. Essa harmonia não apenas simplifica a jornada do cliente, como contribui para uma experiência satisfatória que passa credibilidade para o consumidor.
- Adote a Inteligência Artificial como uma grande aliada (porque ela é!)
Não abra mão das novas tecnologias, como por exemplo, os chatbots e IA’s generativas. Usar as diversas ferramentas de IA contribui para uma experiência do seu cliente mais eficiente e rápida.
- Sustentabilidade e Inclusão
O olhar atento dos consumidores vai além do produto ou serviço. Em 2024, a sustentabilidade, inclusão e diversidade são imperativos. Empresas conscientes incorporam práticas ESG (Environmental, Social and Governance = Ambiental, Social e Governança) em seus modelos de negócios. Os clientes esperam que as marcas abracem responsabilidades sociais, impulsionando uma mudança positiva no mundo.
- Invista em inovação
Ofereça novos produtos, serviços e experiências. Os consumidores estão sempre procurando por novidades e marcas que se destaquem da concorrência.
- Cuide bem do seu time
Mantenha sua equipe motivada, bem treinada, estimulada a oferecer sempre o melhor. Proporcione um ambiente saudável para que talentos se desenvolvam e sua empresa cresça.
Conte com Noovi em 2024!
Somos uma empresa especializada em soluções em CX e contamos com tecnologia de ponta e um time de especialistas conectados com as tendências do mercado. Entre em contato com a gente. Oferecemos consultoria personalizada para o seu negócio dar start em 2024 com o pé direito! Vamos juntos?