Sabemos que Omnichannel é um plano de integração de vários canais de comunicação e venda que tem por objetivo facilitar a lida com o consumidor através de troca de informações entre diversos canais (por meio de um banco de dados comum), oferecendo o mais alto nível de personalização possível para uma melhor experiência no atendimento, possibilitando assim, um aumento significativo nas vendas.
Partindo dessa premissa, vamos falar das principais vantagens do Omnichannel.
A migração do consumidor do ambiente físico para o digital já é um fato consolidado e tende a crescer ainda mais. É imprescindível que as empresas estejam incluídas, atualizadas e dispostas a inovar no ambiente digital para que possam alcançar o consumidor onde ele estiver.
Todo cliente deseja comprar com facilidade, onde lhe for conveniente e onde possa obter mais vantagens. O consumidor espera também das empresas: posicionamento, conteúdo a ser consumido nas redes, interação, deseja ser lembrado e recompensado pela preferência. Para isso, é preciso investir em tecnologia (por causa do aumento da complexidade da demanda), integração dos setores da empresa, ferramentas de atendimento e treinamento de equipe.
É importante ter em mente que o foco das estratégias de Omnichannel é a experiência do cliente, onde a satisfação do consumidor é o alvo de todas as ações. Dito isso, vamos falar sobre alguns dos principais benefícios dessas estratégias.
Melhorar a experiência de atendimento ao cliente
Como já falamos, com o omnichannel, o atendimento é padronizado, otimizado e está ao alcance da preferência do cliente. O cliente tem suas questões resolvidas de forma mais prática e rápida, o que faz aumentar a satisfação dele com a marca.
Aumenta a retenção de clientes
Quando a satisfação dos consumidores aumenta, cresce também a retenção de clientes, o que é FUNDAMENTAL para o negócio. Conquistar novos clientes custa bem mais (5x mais) do que manter os que já foram conquistados. Por isso, manter seus clientes fidelizados e engajados, além de reduzir custos, sustenta o crescimento da empresa e atrai outros novos clientes que vão chegando através do “marketing boca a boca”.
Visibilidade da marca
Campanhas realizadas em três ou mais canais de vendas possuem uma taxa de pedidos 494% maior do que aqueles que usam um único canal (fonte: relatório Omnisend). Quando as empresas estão presentes nos meios de comunicação e em várias redes sociais, costuma ter um grau de eficiência bem maior nas vendas e no atendimento.Além do que, já há alguns anos, os consumidores usam sites de produtos e as redes para fazer avaliações sobre produtos, o que influencia bastante na reputação da marca no mercado.
Otimização de vendas
Com a integração de canais, os clientes podem comprar com mais facilidade e conveniência. Quando o processo é otimizado para o cliente, a empresa também é otimizada internamente, o que faz aumentar significativamente a produtividade e as vendas.
Relatórios detalhados, análise e coleta de dados
O uso de soluções tecnológicas permite também o acesso a relatórios detalhados e todo histórico das interações com os clientes. Dessa forma, especialistas e gestores têm acesso a esses dados (acesso regulado pela LGPD – Lei Geral Proteção de Dados) e podem fazer análises sobre desempenho e tomadas de decisão quanto às melhorias do atendimento.
E por fim, para que a implementação de uma estratégia omnichannel dê certo, é preciso que a empresa como um todo esteja alinhada ao uso da integração e tenha consciência da importância da experiência e da satisfação do cliente. É necessário também escolher as ferramentas certas que possibilitem o conhecimento do perfil do consumidor e que sejam eficazes no atendimento aos clientes. Nós da Noovi, podemos te ajudar nisso!
Nossos profissionais são especializados em oferecer soluções personalizadas para a sua empresa usando o que há de mais avançado dentre as ferramentas tecnológicas de atendimento. Conta com a gente!
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