O que é a transformação digital?
Certamente você já se deparou com o conceito de “transformação digital”, especialmente nos últimos anos. Mas você sabe o real significado do termo?
Muitos associam apenas à transição do físico para o online ou a otimização de processos e serviços, mas o assunto é muito mais complexo e amplo. Muito mais que mudanças estruturais, estamos falando de transformações culturais numa empresa.
A transformação digital já é uma realidade e é preciso implementar mudanças rápidas e radicais na forma de estruturar o seu negócio. Empresas que querem se manter no mercado precisam se adaptar. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo este artigo.
Um pouco de história
O progresso tecnológico ocorre em três etapas de evolução:
- Digitização: mudança inicial do físico para o digital, isto é, dados são transformados em bits e o armazenamento torna-se mais seguro.
- Digitalização: são as mudanças ocasionados por meio da tecnologia (implantada anteriormente). Os dados estão mais acessíveis.
- Transformação Digital: mudança radical, não só no perfil da empresa, como também na cultura organizacional e estruturas sociais e econômicas. Ela é a alteração desse modus operandi e da forma de utilizar as tecnologias.
Entendendo o conceito de transformação digital
A transformação digital é o desenvolvimento tecnológico da estrutura de um negócio, seja criando novos processos ou aperfeiçoando antigos. Isso engloba também a cultura e a experiência do cliente e faz parte de um processo natural de evolução das relações humanas. Os negócios precisam se adaptar a esse cenário de constante mudança.
Engana-se quem pensa que a transformação digital é apenas estar presente na Internet e nas mídias sociais. Não! Transformar-se digitalmente envolve uma alteração no modo de pensar dos funcionários e gestores e utiliza essa presença online como um diferencial.
Além do progresso tecnológico, pode-se observar melhorias no desempenho, mercado mais competitivo, crescimento em larga escala e clientes mais satisfeitos.
David L. Rogers (2017)* divide 5 pontos focais para implantação da transformação digital, que são:
- Cliente: uso cada vez maior das redes sociais e presença em todos os pontos de comunicação (omnichannel), foco na experiência do consumidor.
- Competição: adquire um novo significado, estando voltado para a concorrência de influência ao cliente.
- Dados: como a sua empresa utiliza a informação? Há um estudo sobre os dados e formas estratégicas de utilizá-los?
- Inovação: há mais escala para testes e validação dos clientes.
- Valor: o que o seu negócio entrega de relevante para o cliente?
*Referência do livro Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital.
O que seria a Transformação Digital nos dias de hoje?
Vivemos na fase do consumidor 5.0 que busca, dentre outras coisas:
- Produtos e serviços disponíveis 24X7, incluindo o suporte;
- Atendimento personalizado, que valorize a experiência. O cliente deseja ser encantado;
- Uma marca que inspire e que possua os mesmos valores que os seus.
Somado a isso, incluímos a pandemia, em 2020, que impulsionou muitas mudanças. As informações que já eram rápidas ficaram mais frenéticas e o perfil de consumo tornou-se mais imediatista e urgente. As empresas se viram obrigadas a operar esse movimento rapidamente para continuarem sobrevivendo.
Diante disso, a marca necessita se moldar para atender a todas as expectativas desse cliente dinâmico e multitarefas. Vale ressaltar que a transformação digital vai muito além da experiência do cliente: ela precisa estar incorporada em toda a cultura organizacional da empresa. Os processos internos precisam de constante otimização.
Portanto, a transformação digital será mais efetiva quando seu negócio utilizar as tecnologias para desenvolver soluções mais otimizadas.
Por fim, deixamos a pergunta: o que você tem feito para empregar as informações a seu favor?
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