O que é a transformação digital?

Certamente você já se deparou com o conceito de “transformação digital”, especialmente nos últimos anos. Mas você sabe o real significado do termo?

Muitos associam apenas à transição do físico para o online ou a otimização de processos e serviços, mas o assunto é muito mais complexo e amplo. Muito mais que mudanças estruturais, estamos falando de transformações culturais numa empresa. 

A transformação digital já é uma realidade e é preciso implementar mudanças rápidas e radicais na forma de estruturar o seu negócio. Empresas que querem se manter no mercado precisam se adaptar. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue lendo este artigo. 

Um pouco de história

O progresso tecnológico ocorre em três etapas de evolução: 

  1. Digitização: mudança inicial do físico para o digital, isto é, dados são transformados em bits e o armazenamento torna-se mais seguro. 
  2. Digitalização: são as mudanças ocasionados por meio da tecnologia (implantada anteriormente). Os dados estão mais acessíveis. 
  3. Transformação Digital: mudança radical, não só no perfil da empresa, como também na cultura organizacional e estruturas sociais e econômicas. Ela é a alteração desse modus operandi e da forma de utilizar as tecnologias. 

Entendendo o conceito de transformação digital

A transformação digital é o desenvolvimento tecnológico da estrutura de um negócio, seja criando novos processos ou aperfeiçoando antigos. Isso engloba também a cultura e a experiência do cliente e faz parte de um processo natural de evolução das relações humanas. Os negócios precisam se adaptar a esse cenário de constante mudança.

Engana-se quem pensa que a transformação digital é apenas estar presente na Internet e nas mídias sociais. Não! Transformar-se digitalmente envolve uma alteração no modo de pensar dos funcionários e gestores e utiliza essa presença online como um diferencial. 

Além do progresso tecnológico, pode-se observar melhorias no desempenho, mercado mais competitivo, crescimento em larga escala e clientes mais satisfeitos. 

David L. Rogers (2017)* divide 5 pontos focais para implantação da transformação digital, que são:

  1. Cliente: uso cada vez maior das redes sociais e presença em todos os pontos de comunicação (omnichannel), foco na experiência do consumidor.
  2. Competição: adquire um novo significado, estando voltado para a concorrência de influência ao cliente.
  3. Dados: como a sua empresa utiliza a informação? Há um estudo sobre os dados e formas estratégicas de utilizá-los?
  4. Inovação: há mais escala para testes e validação dos clientes.
  5. Valor: o que o seu negócio entrega de relevante para o cliente? 

*Referência do livro Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital. 

O que seria a Transformação Digital nos dias de hoje? 

Vivemos na fase do consumidor 5.0 que busca, dentre outras coisas:

  1. Produtos e serviços disponíveis 24X7, incluindo o suporte;
  2. Atendimento personalizado, que valorize a experiência. O cliente deseja ser encantado;
  3. Uma marca que inspire e que possua os mesmos valores que os seus.

 

Somado a isso, incluímos a pandemia, em 2020, que impulsionou muitas mudanças. As informações que já eram rápidas ficaram mais frenéticas e o perfil de consumo tornou-se mais imediatista e urgente. As empresas se viram obrigadas a operar esse movimento rapidamente para continuarem sobrevivendo. 

 

Diante disso, a marca necessita se moldar para atender a todas as expectativas desse cliente dinâmico e multitarefas. Vale ressaltar que a transformação digital vai muito além da experiência do cliente: ela precisa estar incorporada em toda a cultura organizacional da empresa. Os processos internos precisam de constante otimização.

 

Portanto, a transformação digital será mais efetiva quando seu negócio utilizar as tecnologias para desenvolver soluções mais otimizadas. 

Por fim, deixamos a pergunta: o que você tem feito para empregar as informações a seu favor?

Saia na frente e tenha uma empresa cada vez mais produtiva. Entre em contato conosco pelo link abaixo. 


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