Chatbots são softwares que operam como os atendentes, agilizando o atendimento, de forma a automatizar processos. Quando incorporados à Inteligência Artificial são capazes de compreender as particularidades do usuário, personalizando mais ainda a experiência do consumidor. 

Esta tecnologia é aplicada em diversos setores, como o da educação, sendo utilizada como um apoio à rotina dos estudos, como para a emissão de documentos, sanar dúvidas mais amplas e até mesmo na criação de roteiros para o aprendizado. 

A isso damos o nome de blended learning: aprendizado híbrido, o qual combina o físico com o digital. Continue a leitura e confira mais detalhes. 

Como utilizar?

Os chatbots não substituem o professor, mas são um suporte para a instituição. Sua importância é ressaltada no período pandêmico, onde o ensino remoto foi fortalecido. Veja como utilizar:

  • Questões acadêmicas: É útil para reduzir demandas na secretaria, como dúvidas sobre início de período e quadro de horários. Um exemplo é o Edu, bot da Central de Atendimento da Educação de São Paulo. Ele atua respondendo as perguntas mais frequentes e direcionando as demandas. 

 

  • Acompanhamento do estudante: Facilita a verificação do nível de entendimento do usuário, oferecendo materiais para a aprendizagem. Melhora ainda o relacionamento entre professor e aluno. Com essa tecnologia o educador pode enviar informações importantes diretamente. 


  • Coleta de informações: Há captura de dados, que podem ser necessários para compreender o perfil do aluno e elaborar novos direcionamentos. 

Seus maiores benefícios estão na:

  1. Diminuição de recursos financeiros e no realocamento dos colaboradores em atividades mais estratégicas; 
  2. Processos administrativos mais ágeis e taxa de resolução de conflitos maior;
  3. Consumidor mais satisfeito. Agora o aluno pode se comunicar 24 horas por dia. A união com outros canais de comunicação (omnichannel) permite uma participação mais efetiva e estratégica com os usuários;
  4. Estudante mais engajado. Há o aumento da retenção de informação pelos alunos. Para 79% dos estudantes, as ferramentas digitais aumentam a eficiência do que é perpassado pelo professor (pesquisa: Statista).

 

Vale ressaltar também as assistentes virtuais. Diferente do chatbot, elas recebem feedbacks e são ativadas pelo comando da voz ou texto. Quando combinados podem otimizar ainda mais os resultados. Um exemplo é  o Wiz.me, assistente virtual da escola Wizard. Ele auxilia o aluno a aumentar o contato com a língua inglesa, pois escuta o usuário e oferece um feedback sobre a pronúncia. 

Como saber que tipo de chatbot a minha instituição necessita? 

Para isso, é importante avaliar quais são os maiores gargalos enfrentados hoje e quais tarefas demandam mais tempo e podem ser substituídas pela inteligência artificial. Conheça o perfil do consumidor, entenda quais são suas maiores dores e de que forma essa nova solução pode ajudá-lo.

Para implementar um sistema de chatbot na sua instituição de ensino, é fundamental contar com soluções de alta performance. Quando bem aplicada, ele se torna um diferencial competitivo frente à concorrência!

Portanto, é extremamente importante contar com uma plataforma de inteligência artificial ágil e moderna. Nós, da Noovi, contamos com um portfólio completo de serviços para ampliar seus resultados, tais como as automações robóticas e os canais digitais.

Fale conosco e torne a sua instituição de ensino cada dia mais tecnológica!


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