Chatbots são softwares que operam como os atendentes, agilizando o atendimento, de forma a automatizar processos. Quando incorporados à Inteligência Artificial são capazes de compreender as particularidades do usuário, personalizando mais ainda a experiência do consumidor.
Esta tecnologia é aplicada em diversos setores, como o da educação, sendo utilizada como um apoio à rotina dos estudos, como para a emissão de documentos, sanar dúvidas mais amplas e até mesmo na criação de roteiros para o aprendizado.
A isso damos o nome de blended learning: aprendizado híbrido, o qual combina o físico com o digital. Continue a leitura e confira mais detalhes.
Como utilizar?
Os chatbots não substituem o professor, mas são um suporte para a instituição. Sua importância é ressaltada no período pandêmico, onde o ensino remoto foi fortalecido. Veja como utilizar:
- Questões acadêmicas: É útil para reduzir demandas na secretaria, como dúvidas sobre início de período e quadro de horários. Um exemplo é o Edu, bot da Central de Atendimento da Educação de São Paulo. Ele atua respondendo as perguntas mais frequentes e direcionando as demandas.
- Acompanhamento do estudante: Facilita a verificação do nível de entendimento do usuário, oferecendo materiais para a aprendizagem. Melhora ainda o relacionamento entre professor e aluno. Com essa tecnologia o educador pode enviar informações importantes diretamente.
- Coleta de informações: Há captura de dados, que podem ser necessários para compreender o perfil do aluno e elaborar novos direcionamentos.
Seus maiores benefícios estão na:
- Diminuição de recursos financeiros e no realocamento dos colaboradores em atividades mais estratégicas;
- Processos administrativos mais ágeis e taxa de resolução de conflitos maior;
- Consumidor mais satisfeito. Agora o aluno pode se comunicar 24 horas por dia. A união com outros canais de comunicação (omnichannel) permite uma participação mais efetiva e estratégica com os usuários;
- Estudante mais engajado. Há o aumento da retenção de informação pelos alunos. Para 79% dos estudantes, as ferramentas digitais aumentam a eficiência do que é perpassado pelo professor (pesquisa: Statista).
Vale ressaltar também as assistentes virtuais. Diferente do chatbot, elas recebem feedbacks e são ativadas pelo comando da voz ou texto. Quando combinados podem otimizar ainda mais os resultados. Um exemplo é o Wiz.me, assistente virtual da escola Wizard. Ele auxilia o aluno a aumentar o contato com a língua inglesa, pois escuta o usuário e oferece um feedback sobre a pronúncia.
Como saber que tipo de chatbot a minha instituição necessita?
Para isso, é importante avaliar quais são os maiores gargalos enfrentados hoje e quais tarefas demandam mais tempo e podem ser substituídas pela inteligência artificial. Conheça o perfil do consumidor, entenda quais são suas maiores dores e de que forma essa nova solução pode ajudá-lo.
Para implementar um sistema de chatbot na sua instituição de ensino, é fundamental contar com soluções de alta performance. Quando bem aplicada, ele se torna um diferencial competitivo frente à concorrência!
Portanto, é extremamente importante contar com uma plataforma de inteligência artificial ágil e moderna. Nós, da Noovi, contamos com um portfólio completo de serviços para ampliar seus resultados, tais como as automações robóticas e os canais digitais.
Fale conosco e torne a sua instituição de ensino cada dia mais tecnológica!
0 comentário