Automação Robótica de Processos (RPA)
Inovar nos processos administrativos são temas estratégicos para o crescimento de uma empresa. Fator esse impulsionado, com a pandemia e o aumento do volume de dados.
Antes de aprofundarmos no tema, responda a seguinte pergunta: A sua empresa possui volume excessivo de atividades manuais e repetitivas, com necessidade de pessoas para execução?
Provavelmente a resposta será sim. Como mudar este quadro e otimizar os procedimentos? Vamos explicar com detalhes sobre automação robótica.
O que é automação robótica (RPA)?
O RPA é a automatização dos sistemas operacionais, utilizando-se de inteligência artificial para tarefas repetitivas. Com essa automação, há redução de erros na execução e quem antes era responsável por tal atividade, pode se dedicar a atividades mais analíticas.
Vale ressaltar que ele difere da Inteligência Artificial, pois o RPA não aprende e se adapta a novas situações, mas sim replica uma sequência.
Como funciona?
O robô é configurado para executar determinada atividade, tais como registros, transações, cálculos e/ou auditoria de documentos. Há o mapeamento do processo e basicamente o robô “segue” esses dados. Além disso, ele é customizado para a realidade da sua empresa.
Segundo Forrester, em sua pesquisa: Robotic Process Automation, a utilização bem sucedida do RPA necessita que o programador utilize os recursos do sistema operacional, dentro de uma lógica de programação. Além disso, é importante possuir uma sala de controle, onde pode ser feito o gerenciamento do sistema e uma análise de efetividade dos robôs.
Vale ressaltar que o RPA atua diretamente em atividades pontuais e individuais, não no processo completo. Dito isso, há duas formas de implantar o RPA:
RPA assistida
Neste modelo, o robô opera na máquina do funcionário. Aqui, o usuário decide quando utilizar e qual direcionamento seguir. Atua como uma assistência a atividades rotineiras.
Como é uma atividade em conjunto com um colaborador da empresa, esse modo tende a oferecer a redução de erros e mais agilidade na tomada das decisões, sendo possível o ajuste em tempo real.
É uma opção a ser considerada, caso seja um setor mais ligado a atividades subjetivas, criativas.
RPA não assistida
Aqui é 100% automatização, é uma atividade sem contato humano. Os robôs atuam em servidores separados.
Nesse processo, anulam-se erros e descentraliza as atividades manuais dos funcionários. É a opção ideal para atividades atreladas a dados e números.
Benefícios
A implementação do RPA aumenta a produtividade, agilidade e eficiência. Reduz custos e realoca os funcionários em atividades mais estratégicas para a empresa.
Aumenta a velocidade de entrega e por consequência, melhora a experiência do cliente e permite vantagens competitivas.
Ele atua também garantindo a segurança operacional, eliminando erros e riscos.
Para o crescimento do seu negócio, inevitavelmente, as automações deverão ser realizadas.
Por fim, deixamos a pergunta: o que você tem feito para otimizar os processos internos do seu negócio?
Entre em contato conosco pelo chat e tenha a solução ideal para o seu empreendimento.
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