Transformação digital na prática 

No nosso último artigo  O que é a transformação digital? desmistificamos o conceito de transformação digital, entendendo a sua história e como ela é caracterizada nos dias atuais. 

Agora vamos compreender o funcionamento desse conceito no dia a dia e como implantar no seu negócio? Siga lendo este artigo. 

Como implantar na minha empresa?

A implementação da transformação digital pode acarretar diversos benefícios para o seu negócio, tais como:

  • Redução de custos;
  • Otimização de processos;
  • Melhora da experiência do cliente;
  • Vantagens competitivas.

Mas para que isso seja percebido, é importante que ela seja implantada de forma adequada. Diante disso, diversos empreendimentos se deparam com desafios e dificuldades técnicas ao longo do processo. 

O primeiro passo é a realização do mapeamento dos sistemas da sua empresa:

  1. Quais são as suas necessidades atuais?
  2. Quais são as oportunidades/forças/ameaças/fraquezas? 
  3. Defina uma escala de prioridades e urgências. 

Após isso, ficará mais claro por qual caminho seguir. Vale ressaltar que toda a equipe precisa estar mobilizada nessa mudança, portanto, é necessário que haja uma cultura organizacional firme. 

Na fase de tomada de decisão, os primeiros passos da transformação digital serão implementados. Isso inclui o fortalecimento da digitalização e o uso dessa tecnologia para questões estratégicas, tais como alterações em processos internos e de serviço ao consumidor. 

A estratégia envolve a capacitação dos colaboradores da empresa e até mesmo, parcerias externas. Após a implementação, é necessário que haja o acompanhamento e possíveis alterações, em cima das métricas analisadas. 

A transformação digital é uma constante e deve sempre estar em análise, acompanhando as tendências do mercado e das demandas do consumidor. 

Otimizando a transformação digital

A transformação digital é mais efetiva quando ocorre associada a uma transformação na cultura organizacional. É fundamental que exista uma alteração da forma de utilizar as tecnologias disponíveis. 

Na fase de implantação e acompanhamento, a sua empresa pode testar novos modelos digitais de negócios, tais como:  

  • Marketplace (divulgação do produto em plataformas de vendas);
  • SaaS (desenvolvimento e oferta de softwares como serviço);
  • Social commerce (venda pelas redes sociais).

Isso nos mostra que a integração do negócio com outros parceiros pode amplificar os resultados e atingir o cliente em toda a sua jornada de compra. São os chamados ecossistemas digitais de negócios

Nesse aspecto, é válido considerar:

  1. as tecnologias em si (o seu time tem conhecimento de todas as plataformas disponíveis, que podem ser utilizadas hoje  no negócio?)
  2. a sua organização como um todo e cultura organizacional (como é desenvolvida a estratégia para melhorar os processos internos? Os seus funcionários são motivados?). 

Diante disso, percebemos que a transformação digital é essencial a todas as empresas que querem estar em constante crescimento. A tecnologia deve ser a maior aliada no seu negócio, sendo utilizada para coleta de dados e informações e alterações estratégicas.  

É importante estar atento às mudanças, afinal, como já dissemos anteriormente, essa não é uma transformação estática. Portanto perguntamos a você, como o seu negócio procura estar em constante evolução? 

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