Transformação digital na prática
No nosso último artigo O que é a transformação digital? desmistificamos o conceito de transformação digital, entendendo a sua história e como ela é caracterizada nos dias atuais.
Agora vamos compreender o funcionamento desse conceito no dia a dia e como implantar no seu negócio? Siga lendo este artigo.
Como implantar na minha empresa?
A implementação da transformação digital pode acarretar diversos benefícios para o seu negócio, tais como:
- Redução de custos;
- Otimização de processos;
- Melhora da experiência do cliente;
- Vantagens competitivas.
Mas para que isso seja percebido, é importante que ela seja implantada de forma adequada. Diante disso, diversos empreendimentos se deparam com desafios e dificuldades técnicas ao longo do processo.
O primeiro passo é a realização do mapeamento dos sistemas da sua empresa:
- Quais são as suas necessidades atuais?
- Quais são as oportunidades/forças/ameaças/fraquezas?
- Defina uma escala de prioridades e urgências.
Após isso, ficará mais claro por qual caminho seguir. Vale ressaltar que toda a equipe precisa estar mobilizada nessa mudança, portanto, é necessário que haja uma cultura organizacional firme.
Na fase de tomada de decisão, os primeiros passos da transformação digital serão implementados. Isso inclui o fortalecimento da digitalização e o uso dessa tecnologia para questões estratégicas, tais como alterações em processos internos e de serviço ao consumidor.
A estratégia envolve a capacitação dos colaboradores da empresa e até mesmo, parcerias externas. Após a implementação, é necessário que haja o acompanhamento e possíveis alterações, em cima das métricas analisadas.
A transformação digital é uma constante e deve sempre estar em análise, acompanhando as tendências do mercado e das demandas do consumidor.
Otimizando a transformação digital
A transformação digital é mais efetiva quando ocorre associada a uma transformação na cultura organizacional. É fundamental que exista uma alteração da forma de utilizar as tecnologias disponíveis.
Na fase de implantação e acompanhamento, a sua empresa pode testar novos modelos digitais de negócios, tais como:
- Marketplace (divulgação do produto em plataformas de vendas);
- SaaS (desenvolvimento e oferta de softwares como serviço);
- Social commerce (venda pelas redes sociais).
Isso nos mostra que a integração do negócio com outros parceiros pode amplificar os resultados e atingir o cliente em toda a sua jornada de compra. São os chamados ecossistemas digitais de negócios.
Nesse aspecto, é válido considerar:
- as tecnologias em si (o seu time tem conhecimento de todas as plataformas disponíveis, que podem ser utilizadas hoje no negócio?)
- a sua organização como um todo e cultura organizacional (como é desenvolvida a estratégia para melhorar os processos internos? Os seus funcionários são motivados?).
Diante disso, percebemos que a transformação digital é essencial a todas as empresas que querem estar em constante crescimento. A tecnologia deve ser a maior aliada no seu negócio, sendo utilizada para coleta de dados e informações e alterações estratégicas.
É importante estar atento às mudanças, afinal, como já dissemos anteriormente, essa não é uma transformação estática. Portanto perguntamos a você, como o seu negócio procura estar em constante evolução?
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