A experiência do consumidor deve ser o ponto central de todas as ações da empresa. Ao longo dos anos, as marcas evoluíram suas estratégias de forma a colocar o consumidor no centro das tomadas de decisão.
Nesse sentido, intensifica-se as estratégias de omnichannel. O omnichannel deve estar atuante nos diversos canais de comunicação que o cliente utiliza, desenvolvendo diálogo interligado e simultâneo.
Muito mais que estar presente nesses pontos, eles precisam estreitar as relações do on-line e off-line, trocando informações para a criação de um banco de dados.
Vantagens do Omnichannel
Muito mais que melhorar a experiência da jornada de compra, os benefícios do omnichannel estão atrelados a:
- Fluidez no atendimento: direciona o consumidor para a rede de comunicação que faz mais sentido para a sua demanda, aumenta a satisfação do mesmo e torna os processos internos mais dinâmicos.
- Retenção: usuário satisfeito é sinônimo de fidelização à marca, estreitando o relacionamento por um tempo maior. A ferramenta possibilita ainda um serviço personalizado para cada persona.
Além disso, o omnichannel reduz o custo de aquisição de clientes, pois observa-se um aumento na taxa de conversão.
- Insights e estratégias mais assertivas: Com a criação do banco de dados, é possível transformá-los em informações relevantes para a empresa, como pontos de melhoria e pontos fortes.
Observa-se que investir corretamente omnichannel pode-se tornar um diferencial competitivo, e diversas empresas já estão acompanhando tal processo. Segundo levantamento da Linx (2022), neste primeiro semestre as vendas omnichannel cresceram em 20%.
Acompanhando ainda o calendário comercial, utilizar-se desta estratégia em ações, como a Black Friday, é capaz de dobrar o faturamento nas vendas.
Black Friday e Omnichannel
No Brasil, a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro e é marcada por diversas promoções. Ganha destaque a empresa que consegue divulgar o seu produto/serviço nos canais de comunicação utilizados pelo público-alvo, criando experiências únicas.
Em ações do varejo, como a Black Friday, os smartphones assumem o protagonismo, sendo responsável por grande parte das vendas. Somente em 2020, 40% das vendas foram efetuadas por dispositivos móveis.
Confira algumas estratégias que podem ser adotadas:
- Entrega: Adapte o modelo de entrega, conforme a necessidade do cliente. Ele pode comprar pelo celular e escolher a opção de retirada na loja, por exemplo. Com o omnichannel a barreira da venda física é ultrapassada!
- Aplicativos: Diversas lojas estão investindo em aplicativos, com descontos especiais e exclusivos para quem baixar. Eles também podem redirecionar a outros pontos de comunicação.
- Catálogos no WhatsApp: Facilita a visualização do cliente e sua a jornada de compra, aumentando a conversão. No aplicativo pode-se criar catálogos e automaticamente colocá-lo no carrinho de compra. Outra alternativa é a inserção de links para conversa via WhatsApp ou Telegram, diretamente dos anúncios.
- Transmissões ao vivo: Faça live shop, com promoções especiais para quem estiver ao vivo.
Conclusão
O omnichannel é uma tendência de mercado, e quando bem aplicada pode gerar informações poderosas para o seu negócio, além de proporcionar a retenção do cliente. Como está a integração de canais na sua empresa?
Conte com o auxílio de uma empresa especializada para a implantação desse serviço! A Noovi possui vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de atendimento automatizados e canais digitais.
0 comentário