PREFIXO 0303- Como isso afeta o meu telemarketing?

 

No final de 2021, a Anatel estabeleceu o uso do Prefixo 0303 para as chamadas de telemarketing (Ato nº 10.143 – Procedimento Operacional para Utilização de Recursos de Numeração). Na decisão, o superintendente decidiu que “as redes de telecomunicações devem permitir, no caso das chamadas originadas pelas empresas de telemarketing ativo, a identificação clara no visor do terminal do usuário de destino o código virtual usado, no formato [0303]”. 

Leia o ato completo aqui: SEI_ANATEL-7714081-Ato-1.pdf (telesintese.com.br)

 

Passado o prazo de implantação, a regra passou a valer em junho de 2022. Diante disso, as empresas devem solicitar o prefixo às operadoras. Tal decisão foi motivada, dentre outros fatores, pela alta quantidade de reclamações dos brasileiros. Em 2021, o país registrou mais de 32 chamadas “spam” por usuário, ao mês. 

Leia sobre a pesquisa aqui: Brasil é campeão em chamadas de spam na América Latina – Truecaller Blog

 

Confira agora como isso pode afetar o seu telemarketing e quais estratégias utilizar para amenizar os impactos.

 

Como isso pode impactar a sua empresa?

 

Tendo em vista que o prefixo deve estar de forma clara no visor do cliente, o usuário poderá atender ou até mesmo bloquear o número, sendo estabelecido pelo Ato que “as operadoras devem realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo, a pedido do usuário”. 

 

A decisão, entretanto, não é válida para serviços como doações, campanhas e cobranças, mas sim para a oferta de serviços e produtos, incluindo ligações e mensagens telefônicas. Ademais, as empresas  não podem mais realizar disparos massivos de chamadas e mais de 100 mil chamadas diárias ou mais, com duração de até 3 segundos. Isso é comumente utilizado por empresas que desejam verificar cadastros ativos, mas não completam a ligação em si. 

 

Agora o consumidor pode mais facilmente, tomar a decisão entre atender ou não. Essa mudança coloca a satisfação do cliente no centro do negócio, enfatizando o customer experience.

 

Como amenizar os impactos?

 

Este é um momento propício para investir no relacionamento com o usuário em outros pontos de comunicação. Seu negócio pode focar em uma plataforma omnichannel, isto é, buscar estar presente em todos os canais que a audiência utiliza. 

 

Aplicativos, como WhatsApp e Telegram, podem ser considerados como opção para a oferta de serviços, só fique atento para não ferir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

 

Com essa mudança, é válido que ocorra a integração entre o computador e a telefonia, ocorrendo a troca de informações entre ambos. Este ponto pode ser otimizado com um software de alto desempenho e estratégias voltadas para o relacionamento com o cliente.

 

Diante desse cenário, ressaltamos que mudanças, como perfil de consumo, novas leis e novas tecnologias, ocorrem a todo momento e o seu negócio deve estar pronto para se adequar rapidamente de forma estratégica.

 

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