Pós-vendas

No último artigo da série #JornadaDoConsumidor, compreendemos que até chegar à fase de compra, o cliente passa por várias etapas, que se mal otimizadas podem reduzir as conversões. 

No entanto, engana-se quem pensa que o contato com o consumidor finaliza após a compra, pelo contrário! Você deve nutrir uma comunicação com o usuário, de forma a mantê-lo sempre por perto. 

Quer entender como funciona o pós-vendas e como ele pode influenciar no seu faturamento? Continue lendo este artigo.

Como funciona o Pós-vendas?

Um dos maiores objetivos do pós-vendas é a fidelização do cliente. Você deve estar se perguntando: mas por que eu devo fidelizar um cliente que já comprou? Porque você sempre pode oferecer novos produtos/serviços, além de torná-lo um defensor da marca – indicando para conhecidos. 

Muito mais que coletar feedbacks sobre o uso do produto, o pós-vendas caracteriza-se por ser um processo ativo, isto é, deve ser cultuado rotineiramente. Dessa forma, incentive os seus colaboradores a desenvolver um relacionamento com o cliente. 

Essa ação evita que o usuário vá para a concorrência, no entanto muitas empresas não investem nessa fase, pois a atenção está voltada para a fase de captação de audiência. 

Quais são os benefícios?

Além da retenção de antigos compradores, há redução de custos para fechar uma venda. Seu negócio ganhará mais autoridade, afinal a tendência é ter um acréscimo em feedbacks positivos. 

Para que esse processo seja mais eficiente seu negócio deve investir em:

  1. Agilidade para resolução de possíveis conflitos;
  2. Disponibilidade para atendê-lo;
  3. Personalização de serviço e atendimento, isto é, conheça com quem está falando;
  4. Entregue mais que o esperado e encante o seu usuário.

Nesta etapa capacite a sua equipe para uma comunicação que envolva a transformação do consumo inicial em algo rotineiro. Para isso, é importante que o seu posicionamento ressalte o valor do seu produto ou serviço. 

Diante disso, faça um mapeamento dos seus usuários, tanto os que realizaram apenas uma compra quanto os que estão de forma recorrente. Observe como se dá a jornada de consumo deles e verifique se há um padrão. Observe ainda os clientes que você perdeu. Faça um levantamento do comportamento e objetivos do seu público. Ter acesso a essas informações darão mais clareza no processo. 

Dia a dia

Seu empreendimento pode implantar através da intensificação do suporte ao cliente e SAC (serviço de atendimento ao consumidor). Invista também em:

  1. Pesquisas de satisfação (fonte de feedbacks e experiência);
  2. Follow up (estar em contato direto com o usuário, resolvendo pendências e ajudando-o);
  3. Lançamento de novos produtos (de acordo com as necessidades do consumidor).

Essas são algumas formas de investir no pós-vendas efetivo. Vale ressaltar que todos esses modelos só serão efetivos se você possuir um time bem estruturado. 

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