Você já se perguntou o que os clientes realmente pensam sobre a experiência que sua empresa proporciona?

Entender a resposta a essa pergunta é muito importante para o sucesso do seu negócio. Uma das estratégias mais eficazes para avaliar a experiência de compra dos clientes é o cliente oculto. Você já ouviu falar? Sabe o que é, mas não sabe como aplicar? Vem que a gente te mostra como funciona.

O que é cliente oculto?
Cliente oculto é uma pessoa contratada para simular que está interessada em comprar um produto ou serviço, para avaliar o atendimento oferecido pelos funcionários. Essa ação pode ser feita tanto presencialmente quanto por telefone ou pela internet. O cliente oculto é treinado para observar e avaliar uma série de aspectos da experiência do cliente, como:

  • Atendimento:  avaliam a cortesia, a eficiência, proatividade, capacidade de resolução de problemas;
  • Ambiente: limpeza, conforto, organização, etc.
  • Produtos ou serviços: qualidade, preço, disponibilidade, entrega e outros;
  • Experiência: o cliente oculto pode avaliar como se sentiu no contato com a empresa;
  • Pós-venda: a resolução de problemas e contato com o cliente no pós-venda.

 

Quais são os benefícios?

A estratégia do cliente oculto oferece uma série de benefícios para as empresas, como:

  • Avaliação objetiva: o cliente oculto é uma pessoa imparcial, que não conhece os processos internos da empresa e não tem nenhum vínculo emocional com ela. Ao simular uma transação como um consumidor comum, esse especialista é capaz de avaliar aspectos-chave sem ser tendencioso.

  • Visão abrangente: a experiência do cliente é avaliada em todos os seus aspectos, desde o atendimento até os produtos ou serviços oferecidos. Diferentemente de pesquisas de satisfação comuns, o Cliente Oculto traz uma perspectiva profissional. Ele que, muitas vezes é treinado em processos comerciais, compreende as nuances do comportamento do consumidor, oferecendo uma visão especializada e crítica;

  • Oportunidade de melhoria: os resultados da avaliação podem ser usados para identificar oportunidades de melhoria na experiência do cliente;

  • Avaliação da concorrência: o cliente oculto pode ser usado para avaliar também a concorrência, o que fornece bons insights para as empresas;

  • Encontrar funcionários ou locais excepcionais: o cliente oculto pode identificar funcionários ou locais que estão se destacando, o que pode ser um incentivo para a empresa reconhecer e recompensar esses colaboradores.

Como contratar um cliente oculto

As empresas podem contratar esse serviço de duas maneiras:

  • Agência especializada: existem diversas agências especializadas em cliente oculto que oferecem esse serviço.

  • Freelancer: também é possível contratar um cliente oculto freelancer, que é uma pessoa que trabalha de forma independente.


O cliente oculto é uma estratégia que pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de cada empresa.


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