Mais um ano se encerra, mais um ciclo de desafios concluído, e diante da velocidade das mudanças, refletimos sobre as possíveis tendências para o ano de 2024.

“O que nossos clientes esperam das empresas?”
“Como manter a minha empresa conectada com as demandas do mercado?”
“Quais desafios o cenário dos negócios reserva para as marcas?”

As empresas que quiserem se destacar no mercado precisam estar atentas às tendências de CX (Customer Experience) para o próximo ano. Vamos juntos refletir sobre o assunto!   

  • Personalização

A personalização é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos e deve se consolidar ainda mais em 2024. Os clientes esperam que as empresas os conheçam e atendam às suas necessidades específicas, isso significa que as empresas precisam conhecer bem o seu público, saber quem são, o que eles querem e como eles gostam de interagir.

A personalização pode ser feita de diversas maneiras, como:

  • Oferecer recomendações personalizadas de produtos ou serviços;
  • Enviar mensagens de marketing personalizadas;
  • Ajustar a experiência do cliente de acordo com o seu perfil.


Por isso, é FUNDAMENTAL investir em coleta e análise de dados.

  • Gestão de Dados

    O gerenciamento de dados de clientes, uma revolução silenciosa que tem mudado a forma como as empresas se relacionam com o consumidor. Uma das principais vantagens de usar dados com seriedade e segurança é a capacidade de segmentar o público-alvo de forma precisa e tomar medidas mais eficazes que geram maior engajamento.

    A coleta, análise e interpretação de dados orientam as estratégias e ações de uma empresa. Aumenta a eficiência operacional, a satisfação do cliente e abre caminho para a inovação.

    Importante: Jamais negligencie a transparência nas medidas tomadas, que a sua empresa esteja sempre de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Experiências omnichannel

    Os consumidores estão cada vez mais conectados e usam diversos canais para interagir com as empresas. Eles podem pesquisar produtos online, comprar em loja virtual, solicitar suporte pelo telefone e fazer reclamações nas redes sociais.

    A expectativa do consumidor é clara: conectividade sem atritos. Os clientes querem transitar entre os canais digitais sem perder tempo explicando as mesmas coisas. Para atender a essas demandas, as empresas precisam oferecer experiências integradas em todos os canais.

    Empresas antenadas com o mercado estão sempre orquestrando uma experiência omnicanal fluida. Essa harmonia não apenas simplifica a jornada do cliente, como contribui para uma experiência satisfatória que passa credibilidade para o consumidor.

    • Adote a Inteligência Artificial como uma grande aliada (porque ela é!)

    Não abra mão das novas tecnologias, como por exemplo, os chatbots e IA’s generativas. Usar as diversas ferramentas de IA contribui para uma experiência do seu cliente mais eficiente e rápida.

    • Sustentabilidade e Inclusão

      O olhar atento dos consumidores vai além do produto ou serviço. Em 2024, a sustentabilidade, inclusão e diversidade são imperativos. Empresas conscientes incorporam práticas ESG (Environmental, Social and Governance = Ambiental, Social e Governança) em seus modelos de negócios. Os clientes esperam que as marcas abracem responsabilidades sociais, impulsionando uma mudança positiva no mundo.
    • Invista em inovação

      Ofereça novos produtos, serviços e experiências. Os consumidores estão sempre procurando por novidades e marcas que se destaquem da concorrência.
    •  Cuide bem do seu time

      Mantenha sua equipe motivada, bem treinada, estimulada a oferecer sempre o melhor. Proporcione um ambiente saudável para que talentos se desenvolvam e sua empresa cresça.

      Conte com Noovi em 2024!

      Somos uma empresa especializada em soluções em CX e contamos com tecnologia de ponta e um time de especialistas conectados com as tendências do mercado. Entre em contato com a gente. Oferecemos consultoria personalizada para o seu negócio dar start em 2024 com o pé direito! Vamos juntos? 
    Categorias: Omnichannel

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