Rapport significa entrar em conexão e sintonia com determinada pessoa. E isso pode ser perfeitamente encaixado na realidade da empresa. Com o Rapport o seu negócio e o cliente estão com a comunicação totalmente ajustada. No âmbito empresarial, isso resulta em uma jornada de compras efetiva e bem-sucedida.
Por que implantar no meu empreendimento? Com o Rapport, você terá mais confiança do consumidor e, consequentemente, mais fidelidade. Há melhorias na comunicação, que fica mais assertiva, e o seu negócio é capaz de entender quais os pontos de dor no público.
Quando bem implantada, ela possibilita uma relação à longo prazo e recorrência de compras. E antes de vender, você deve trabalhar um relacionamento com o usuário, entendendo suas insatisfações e aspirações.
Crie canais de comunicação e esteja presente nas mídias digitais utilizadas por ele. Nesse processo, sua empresa precisa ser omnichannel, isto é, que todas essas redes estejam integradas. Dessa forma, ocorrerá agilidade no atendimento e as expectativas do usuário estarão satisfeitas.
Entenda também qual o perfil de consumidor que a sua marca atende. Atualmente, observamos um cliente totalmente conectado, que busca valorização e tratamento personalizado, além de se associar a empreendimentos que valorizem questões sociais e sustentáveis.
Técnicas de Rapport
Como implantar no seu time de atendimento? Antes de tudo, tenha um mapeamento do perfil do seu cliente e as suas necessidades, além de um estudo do público-alvo e a definição da persona do seu negócio.
A persona é o seu cliente ideal, ela traz características importantes do mesmo: como seus sonhos, seus medos, hobbies, etc. Ao alinhar o seu atendimento à essa persona, você criará potenciais compradores.
Utilize a técnica do espelhamento: replicação da postura, tom de voz e expressões de quem estamos nos comunicando. Estudos sugerem que atitudes similares podem aproximar o outro. Só tome cuidado para não exagerar! Escolha um aspecto e replique com naturalidade, como uma gíria, por exemplo.
Outra técnica muito aplicada é a conexão: faça uma pesquisa sobre o perfil do cliente ideal, suas atividades e entretenimento. A partir disso, traga na hora da venda, “quebrando o gelo” inicial.
Mais dicas para aderir na rotina são: tratar o cliente pelo nome; traga a informação de maneira clara e objetiva, sem uso de termos específicos; se o atendimento for presencial seja gentil e sorria; tenha paciência.
Muito importante: entenda que o processo de Rapport consiste na conexão com o cliente, mas isso não é sinônimo que o mesmo concorda com todos os termos expostos, tais como preço e condições.
Faça mais vendas com o Rapport
Após seguir todas essas etapas, no momento da venda sua equipe conseguirá:
- Identificação e empatia por parte do consumidor;
- Persuadir o cliente, de forma honesta e utilizando gatilhos mentais, a finalizar a venda;
- Confiança, possibilitando negociações futuras;
- Quebrar objeções, tirando todas as dúvidas latentes sobre o produto.
Ele pode ser aplicado tanto presencial, quanto virtualmente ou via telefone, auxiliando o seu empreendimento na criação de clientes fiéis e que confiam no seu produto.
Ficou interessado sobre o tema? Entre em contato conosco! Desenvolvemos soluções de atendimento personalizadas ao público-alvo, aumentando a eficiência dos serviços e elevando a satisfação dos usuários.
0 comentário