Nos últimos anos foi possível observar a mudança de perfil do consumidor. Hoje lidamos com o consumidor 5.0, que está totalmente conectado, inclusive observa-se a alteração no padrão de consumo: este cliente agora prefere comprar online. Logo, esta empresa precisa estar disponível 24 horas por dia. 

Outras características fortes são: valorização do tratamento personalizado e fidelização à marca, caso tenha tido uma ótima experiência. Ele deseja ainda agilidade em toda a jornada de compra. Sua empresa também deve estar antenada em questões sociais, sustentáveis e demais temas relevantes ao seu público-alvo. 

Diante desta realidade e ainda com a pandemia (que acelerou e intensificou os processos de compra e venda, pela internet), as empresas necessitam se adaptar, e uma das formas para isso é através do investimento em omnichannel. 

Este termo significa a integração de todos os canais de comunicação do seu negócio com o cliente. Ela prioriza a agilidade no atendimento, de forma que satisfaça as expectativas do usuário. 

Nesse âmbito, é importante entender que o próprio cliente é omnichannel, ou seja, aquele que está em todos os canais da empresa e realiza ações distintas em cada. Exemplos: 

  1. Realização de compra pelo aplicativo, e suporte pelo telefone. 
  2. Opção de entrega do produto em casa ou por retirada em loja.
  3. Suporte via chatbots, telefone, aplicativo ou de forma física. 

Como estruturar na minha empresa?

Você precisa pontuar quais são os pontos de contato atuais que você possui com o cliente, e quais são os que precisam ser adicionados. Os touchpoints são as redes sociais, call centers, sites, publicidades, atendimento físico, etc. Elas ligam o cliente à sua empresa.  

A partir dessa definição, é possível mapear quais serão realizados pelos atendentes e quais serão automatizados, pelo autoatendimento, como os chatbots e as URAs personalizadas. 

É muito importante que esses pontos de contato estejam integrados, isto é, que seja possível iniciar a jornada de compra no site, por exemplo, para ser finalizada no ambiente físico. A sua interação precisa ser mapeada por meio de um protocolo ou código. 

Nesse processo, analise também de que forma o seu empreendimento pode personalizar esse atendimento, de maneira que fidelize o consumidor e que a informação seja clara e objetiva. 

Para que a plataforma seja bem-sucedida, o seu negócio deve conhecer a jornada do cliente e todas as etapas que o seu público-alvo percorre. Questione ainda se os seus canais são adaptáveis e se possuem responsividade para mobile (o site se adequa ao smartphone)? 

De maneira geral, sua empresa deve estar atenta a todos os processos que envolvem uma boa experiência do cliente, tais como prazos de entrega, tempo para resolução de problemas, formas de pagamento, etc. Se bem orientadas, ocasionam a recorrência do mesmo. 

Faz parte do sistema omnichannel a manutenção deste consumidor, ou seja, após a compra, é preciso elaborar estratégias para mantê-lo engajado com a empresa. 

Caso bem estruturada, este método pode fortalecer a relação da marca com o cliente e consequentemente, aumentar as conversões. Ficou interessado sobre o omnichannel e deseja melhorá-lo na sua empresa?

Fale conosco! Contamos com um time capacitado para te atender.


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