Muito se fala em Customer Experience, mas você já ouviu falar em Employee Experience (EX)? Esse termo coloca em destaque a experiência do funcionário, dentro da instituição.
Nesse sentido, percebe-se um movimento por parte dos colaboradores, que buscam se sentirem valorizados na empresa, além de um sistema de remuneração e recompensa justos. Assim, a empresa entende o comportamento do funcionário em cada etapa da jornada:
– seleção;
– contratação;
– integração;
– treinamento;
– crescimento;
– desligamento.
A partir disso são mapeadas estratégias de alta performance.
A diminuição da pandemia e o retorno para o trabalho presencial, intensificam a experiência do funcionário. Atualmente, a comunicação entre empresa e colaborador está maior, aliada, cada vez mais, ao uso de tecnologias para comunicação e armazenamento de dados.
O Employee Experience traz ainda a importância de feedbacks, para entender as necessidades e propor melhorias. Entendendo também este novo momento, onde pode ocorrer uma flexibilidade em relação ao trabalho remoto.
Quando bem aplicado ele reforça a cultura organizacional, aumenta o engajamento e o clima empresarial. Além de atuar na retenção de talentos.
Dentre os seus maiores benefícios está a motivação para realizar o trabalho. A ocupação em um bom ambiente interpessoal aumenta a efetividade dos serviços prestados. Quando a experiência não está sendo satisfatória, tende a ocorrer o absenteísmo, isto é, atrasos, faltas em excesso e falta de interesse – sinais de um profissional desmotivado. Outro fator que pode ocorrer é o turnover, ou seja, rotatividade de empregados. A empresa pode perder funcionários talentosos, por não terem espaço/abertura para produção.
O EX reduz custos de RH, pois há menor rotatividade de funcionários, o que demanda menos processos seletivos e treinamentos de integração. Há também diminuição de erros e retrabalhos. Nesse processo, devem ser mapeadas as competências e pontos fortes de cada colaborador, no objetivo de melhor alocá-lo.
COMO IMPLANTAR
Para realizar a implantação do sistema, é importante que sejam realizadas pesquisas e colhimento de feedbacks, sobre como o funcionário se sente dentro da empresa, quais são os seus sonhos, objetivos, percepções e sentimentos.
É necessário mapear todas as etapas que o colaborador percorre, tais como promoções, realocações, treinamentos, etc. Você pode contar com o auxílio de softwares nesses processos, tais como aplicativos de engajamento e para feedback.
Após isso, avalie como é possível adequar tais informações com os objetivos da empresa, para assim mapear e iniciar as melhorias.
Lembre-se que a experiência do funcionário engloba:
– a adesão de novas tecnologias;
– políticas que incentivem treinamentos e desenvolvimentos constantes;
– feedbacks frequentes;
– gestão de benefícios (benefícios oferecidos pela empresa aos funcionários);
– ambiente físico: espaço com boa infraestrutura;
– ambiente cultural: alinhamento dos desejos dos funcionários aos objetivos empresariais.
Investir em Employee Experience garante vantagens não só para os funcionários, mas para a empresa no geral e para os clientes.
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