Não só é possível como é NECESSÁRIO! Há pouco mais de um ano, mais precisamente em Abril de 2020 – ou seja, no início da pandemia no Brasil – tratamos sobre as plataformas de atendimento Omnichannel nas empresas e os seus diferenciais mercadológicos. Podemos dizer, sem medo de errar, que a omnicanalidade não representa mais uma perspectiva para o futuro: as plataformas Omnichannel já são o presente e as empresas que não estão antenadas a isso podem estar com os dias contados.

Para refrescar a memória

Vamos relembrar o conceito de Omnichannel. De forma básica e bem resumida, trata-se da integração de todos os canais de comunicação da empresa. Ou seja, todos os canais falando a mesma língua, acessando o histórico do consumidor e todos os seus passos durante a jornada do cliente: seja no processo de compra, no relacionamento ou nos canais críticos. O Omnichannel visa transformar a experiência do cliente em algo único, personalizado. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o off-line integrando, perfeitamente, lojas físicas, virtuais e compradores.

“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!”. A célebre teoria do químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) nunca foi tão atual e aplicável. Trazendo-a para o mundo corporativo, podemos afirmar que nenhuma tecnologia é exclusiva, inaplicável ou inacessível.

Engana-se quem acredita que basta ter redes sociais ou um site para ser Omnichannel

A presença online é apenas um requisito para que sua marca se mantenha viva no mercado. A forma como seus canais são operados será o seu diferencial mercadológico em relação à concorrência. Não adianta estar no mundo virtual e, por exemplo, o perfil do Instagram pedir para o consumidor ir pro site, pois não sabe o valor desse ou daquele produto e/ou aquele canal não realiza venda. Esse tipo de interação não se adequa a demanda dos dias atuais e empresas que não estão interligadas estarão sempre 10 passos atrás. Para dar o tão sonhado plus na renda, é fundamental que todos canais de comunicação sejam interligados. Falar a mesma língua e passar a mesma informação seja no on ou no offline, é o diferencial para quem adota uma plataforma Omnichannel na sua corporação.

Pequenas empresas: como utilizar ferramentas Omnichannel

Em marcas de menor porte, na maioria das vezes, os operador/atendentes são os mesmo para todos os canais. Ora, se é a mesma pessoa, subentende-se que será aplicada a mesma linguagem nos diferentes canais, além de que, ela detém o conhecimento de todo o processo produtivo, com o objetivo de criar fluidez em todas as etapas do processo de venda, inclusive no pós, tornando a experiência do consumidor a melhor possível e otimizando a sua jornada como um todo.

Com a pandemia, milhares de negócios tiveram que migrar, de forma abrupta, do presencial para o digital. Estamos na era de que tudo está mais acelerado e alucinante: compromissos, dificuldade de deslocamento, falta de tempo e, até mesmo, áudios do WhatsApp. A grande oportunidade, de fato, é oferecer comodidade ao seu cliente, a liberdade e a facilidade em escolher quando e como ele deseja comprar o seu produto. Dessa forma, trabalhar operacionalizando o conceito de Omnichannel é, sobretudo, oferecer canais interligados que agreguem valor ao seu negócio facilitando o dia a dia dos clientes e do fornecedor também.
Sim, do seu fornecedor! Afinal, se ele consegue manter uma interligação eficaz, rápida e, também, de forma mais assertiva, ele vai conseguir dar um plus na sua produção e, por consequência, aumentar de forma substancial suas vendas. Independentemente do seu negócio expandir e o número de operadores aumentar, a implantação de uma solução omnicanal te permite harmonia e estabilidade na interface com o cliente. A interligação de dados e ações, unindo o on e offline (como são os casos de empresas com catálogo virtual, delivery, atendimento via WhatsApp, pagamentos automáticos, drive thru para retirada de produtos na loja física) é fundamental para a sobrevivência do negócio e o crescimento nas vendas que toda empresa deseja.

Atualmente, as pequenas e médias empresas que pensam “fora da caixa” e optam em adotar uma plataforma Omnichannel estão maximizando suas vendas, reduzindo gastos e oferecendo comodidade aos seus clientes (bem como aos seus colaboradores) já que, além de ser um diferencial competitivo, é a grande oportunidade de realizar um salto de crescimento para o seu negócio.

E aí, está esperando o que para implantar uma plataforma Omnichannel em seu negócio?

Categorias: Omnichannel

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