Internet, globalização. World Wide Web. Tecnologia, inovação, expansão. Os motivos são muitos, e os mais diversos, mas levaram a um resultado indiscutível: o nível de exigência dos consumidores e as demandas do mercado cresceram de maneira acelerada e irrefreável. Todos esses fatos tornaram os mercados bastante concorridos, tornando necessário reinventar-se enquanto negócio para manter o fôlego.

Se antes da chegada do COVID-19 e da pandemia esse cenário já era desafiador, a alteração das formas de consumo impostas pelo novo cenário deixou as empresas que não estavam investindo nesse remodelamento à deriva. Mas sempre é tempo de se recriar, e mudanças pequenas e simples podem apresentar excelentes resultados!

Vamos às estratégias de como virar os holofotes para o seu negócio na prática?

Primeiro, o que é necessário mudar?
As estratégias pensadas devem englobar mudanças culturais. Seja na forma de lidar com o consumidor ou nos serviços oferecidos, é necessário investir em mudanças no atendimento, em agilidade no processo de compra X venda e adaptação às diferentes formas de acesso ao e para o cliente. Como chegar nisso? Voltamos mais uma vez ao que sempre falamos aqui: conhecendo a sua clientela, entendendo seus medos, necessidades e desejos. Sendo a resposta para as suas perguntas!

Criatividade e digitalização

Invista no mundo digital e no contato com o cliente – Encantando o consumidor
Há algum tempo, um bom atendimento se resumiria em educação e cordialidade. A realidade hoje é totalmente diferente. Uma boa experiência do consumidor está nos mínimos detalhes. O cheiro da sua loja física, o conteúdo que está disponível nas suas redes sociais e o que você oferece de conhecimento para quem busca o seu produto, a forma de interação virtual. São muitos os detalhes e todos devem ser muito bem pensados e analisados. Contextualizando com o mundo de hoje e para o cenário pandemia, o que mudar para atrair mais clientes? O maior aliado atualmente de uma empresa é a sua expressividade nas redes sociais e na internet, sendo fundamental trazer a experiência que o consumidor tem no ponto de venda para o mundo virtual. Para isso, é necessário investir no universo online e principalmente nos contact points dentro do site e redes sociais.

O investimento no universo online passa por diversos fatores. Unidade gráfica, segurança, facilidade de acesso, simplicidade na interface.

Otimizando os canais de comunicação
Canais de comunicação efetivos e funcionais são fundamentais para uma boa experiência. O primeiro passo necessário para isso é tornar o contato acessível: deixe o cliente ciente do que precisa fazer para falar com você – seja por telefone, mensagem, e-mail, chatbot, sinal de fumaça! Mesmo que para você pareça óbvio, esclareça, e valide a informação perguntando a outras pessoas. Nessa conversa, o cliente precisa se sentir exclusivo. Ser reconhecido rapidamente através do seu telefone ou do seu nome de usuário cadastrado em uma rede social dá ao cliente a sensação de exclusividade e pertencimento, e assim ele se sente especial. O objetivo é fidelizar, para isso é importante que ele se sinta seguro e fazendo o melhor negócio sempre, se sentindo parte do time e vestindo a camisa da empresa. E só com a melhor relação com seu cliente isso é possível.

Gestão de pessoas e motivação do seu time
Faça com que os seus funcionários compartilhem do seu sonho. À primeira vista, isso pode parecer utópico ou mesmo desnecessário; na prática, investir na formação e motivação de funcionários que acreditam no potencial do seu negócio pode apresentar resultados muito mais significativos. 

Como foi dito pela psicopedagoga Sylvia Vergara, “(…)ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não.  Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação. Dito de outra maneira, a diferença entre motivação e estímulo é que a primeira está dentro de nós e a segunda fora”. Valorize o capital humano de que você dispõe, e as características fortes de cada um dos membros da sua equipe! Ouça as suas ideias, sugestões, insatisfações. Mostre que toda opinião é bem-vinda, e que todos fazem parte daquela construção. Trabalhe com a motivação! Incentivos também são muito importantes, e fazem muita diferença. Bonificações, prêmios e reconhecimento são verdadeiras molas propulsoras no engajamento da equipe!

Procure formar jogadores para o seu time, e não apenas empregados.

Aprenda com a concorrência – especialmente com os erros!
Analisar em que os seus concorrentes estão investindo e as respostas do mercado a esses investimentos diz bastante sobre o que a clientela de vocês está procurando. Mesmo que o ideal seja investir na sua própria pesquisa de mercado e estudar a sua carteira de clientes, essa observação do mercado pode te trazer insights muito legais. Você pode, por exemplo, potencializar as ações deles para a sua marca, melhorando-as. Que tal, ao invés de trabalhar exclusivamente produtos em suas redes sociais, investir em marketing de conteúdo para atrair a audiência? Muitas empresas tem seguido por esse caminho e obtido resultados expressivos!

Planejamento: saiba onde quer chegar
Para mudar é preciso planejar! As mudanças que levam ao futuro, como investir no mundo digital, investir na relação com o cliente e na sua fidelização ou engajar e motivar seus funcionários, essas mudanças só podem ser feitas com tempo, investimento e organização, para isso: planejamento. A melhor forma de começar é estipulando metas de pequeno, médio e longo prazo, para prever o gasto necessário e quais cenários serão esperados. 

Investir visando a melhor experiência para o consumidor, é investir no futuro e na longevidade do seu negócio.

Categorias: Startups

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