Implementar o Customer Experience (CX) na rotina empresarial pode ser desafiador, e otimizá-lo mais ainda. No entanto, é necessário que os negócios coloquem o relacionamento entre a marca e o cliente em primeiro plano, afinal, essas interações ditam a percepção do mesmo sobre a empresa. 

 

Vamos te mostrar que é possível deixar o cliente satisfeito, ainda que ele esteja enfrentando problemas com o produto/serviço. Continue a leitura para entender. 

 

Jornada de consumo

 

Durante a jornada de consumo, o cliente pode vivenciar situações positivas, como agilidade e personalização, como também experiências negativas. A última, em questão, pode ocasionar o afastamento do usuário. 

 

Dito isso, é possível contornar um gargalo? Sim, desde que essa objeção seja trabalhada de forma estratégica e com urgência. Para isso, é importante entender: 

  1. O perfil do seu cliente e o que ele espera receber do seu empreendimento: Se houve um impasse, você deve analisar quais foram os pontos de bloqueio e quais são as expectativas do consumidor, ao adquirir o produto;
  2. As motivações da compra: Por que ele escolheu a sua instituição? Quais são seus diferenciais? 

 

Dessa forma, é possível reverter o quadro de insatisfação, atuando no atendimento eficiente. 

 

Atendimento eficiente

 

Alguns pilares norteiam um atendimento satisfatório, como: 

  • Personalizar: Compreenda com quem você está conversando e ofereça soluções que ele espera ouvir;
  • Ouvir: Entenda as insatisfações e só após isso ofereça alternativas;
  • Investir em inteligência artificial: O uso da IA proporciona uma melhor experiência ao consumidor. De que forma?

 

Com a IA é possível rastrear de maneira mais assertiva os clientes, reduzindo possíveis gargalos no suporte. A personalização, que é um dos critérios para um suporte eficiente, fica facilitada, sendo viável ter acesso a: preferências, últimas compras e muito mais. Todo esse mapeamento torna o atendimento mais humanizado!

 

Além disso, tem-se os chatbots que automatizam parte do suporte respondendo as principais dúvidas, informando sobre prazos, e oferecendo um suporte inicial. Destacam-se por:

  • possibilitar atendimento ininterruptos, isto é, 24X7;
  • otimizar colaboradores para áreas mais estratégicas;
  • utilizar o omnichannel a favor do negócio. 

 

Este último tópico em especial, ressalta a necessidade que o consumidor 5.0 possui em sanar seus problemas no canal que mais lhe agrada, afinal todas as redes estão integradas. 

 

É fato que a automatização do atendimento torna a experiência do consumidor mais humana, satisfatória e memorável! De acordo com pesquisa, 80% dos usuários afirmam ser fundamental: atendimento prestativo, velocidade e conveniência. Outro dado ainda, aponta que 71% dos consumidores gostariam de sanar seus problemas em aplicativos de mensagem, de forma ágil. 

 

Dito isso, perguntamos a você: Qual a evolução da inteligência artificial no seu empreendimento? Sente alguma dificuldade nesse assunto?

 

Você não está sozinho, conte conosco! Nós, da Noovi, oferecemos a Consultoria CX, especialmente para negócios que desejam soluções de atendimento personalizadas, com mais eficiência e satisfação dos consumidores. Não perca mais tempo, entre em contato. 


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