Toda empresa busca, continuamente, estratégias para reduzir os custos operacionais e otimizar os processos, dentre eles o de Infraestrutura de TI. A otimização da mesma possibilita mais agilidade e eficiência nas tarefas, já que é o setor responsável pelos dados do negócio e recursos de tecnologia, refletindo no atendimento ao cliente. 

Confira as principais atividades da Infraestrutura de TI e perceba a relevância de sua otimização:

– Desenvolvimento e suporte das tecnologias da informação;

– Resolução de problemas, de forma mais rápida.

Trazendo como benefícios:

– redução de custos;

– melhora na qualidade dos serviços prestados e interação mais efetiva com o cliente;

– mais produtividade, com aprimoramento de processos;

– segurança de dados. 

Como otimizar?

Faça um levantamento de como esse setor se encontra atualmente, os pontos fortes e fracos, além de uma pesquisa com os colaboradores da instituição, de forma a entender quais melhorias precisam ser feitas. 

Em cima desse briefing, inicia-se novas implementações e metodologias. Algumas ferramentas podem auxiliar nesse processo, como:

  1. Computação em Nuvem: todos os processos passam a ocorrer pela Internet, reduzindo investimentos periódicos em novos equipamentos e quantidade de funcionários no setor. Dessa forma, o suporte torna-se ininterrupto. 
  1. Automação: uma das mais eficazes formas de otimização, pois reduz falhas humanas e agiliza os processos. Dentre elas, está a Automação Robótica (RPA). 

Automações Robóticas

A RPA reduz o emprego de mão de obra em tarefas repetitivas, concentrando o foco da equipe em atividades mais produtivas ao negócio. 

Como ela funciona?A RPA utiliza bots (“robôs”), para a execução de tarefas repetitivas, podendo ainda manipular dados e disparar respostas. Atuam com mensagens automáticas e tarefas internas, de maior complexidade. 

Com isso, o funcionário, que antes era responsável por essa atividade, pode se aprofundar na comunicação com o cliente ou realizar atividades menos operacionais. Confira mais benefícios da mesma:

– criação de fluxos de trabalho;

– gravação de tarefas, para que os robôs repliquem;

– integração com outras ferramentas, tais como o ERP  e CRMs.

Existem duas formas de utilizar a RPA: robôs assistidos e os não assistidos. A primeira necessita de supervisão humana e realiza atividades de front-office (atua na linha de frente, diretamente com os clientes). Já o segundo, não necessitam de acompanhamento e são acionados por eventos. 

Os robôs digitais são de baixo custo para a empresa e, a longo/médio prazo, reduzem os custos de mão de obra e equipamentos. Sendo assim, uma solução vantajosa. 

Empresas como o Walmart utilizam de tal ferramenta para, por exemplo, automatizar perguntas de formulários e recuperar informações. De acordo com o CIO, Clay Johnson, até o ano de 2018, foram implantados 500 bots, para essas funções. 

Fonte: What is RPA? A revolution in business process automation (cio.com) 

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Categorias: TI

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