O atendimento ao cliente tem diversas etapas, podendo ser observado de vários ângulos durante a jornada do consumidor, desde o início, na captação do mesmo, até o pós-venda, onde a manutenção da relação é consolidada. Atender bem é o que faz a experiência do usuário, é a chave para a fidelização e oportunidades futuras.
E então, quer descobrir como atender seu cliente da melhor forma possível?
Primeiro passo para melhorar o atendimento: observe o seu cliente!
Parece um tanto vaga a ideia de observar o cliente, mas essa é a raiz de uma ótima Experiência do Consumidor, a base da estratégia Customer Centric e a melhor forma de relacionar-se com o mesmo. É importante monitorar o cliente desde o primeiro momento dele em contato com a empresa, captando toda informação possíveis. Esses dados serão convertidos em informações, que são uma fonte fundamental dos insights necessários para melhor satisfazer o seu cliente. Esses dados podem ser coletados a partir de ferramentas especificas de monitoramento, trazendo toda a informação que sua empresa precisa. A partir da observação e de entender as demandas e preferências, é hora de partir para as estratégias.
Criando estratégias de melhoria de atendimento
Reunindo as informações necessárias através desses dados levantados, surgem os insights sobre os clientes, quais suas necessidades, qual o seu desejo, porque ele escolheu a sua empresa, entre outras informações que podem ser levantadas. Os insights ajudam a criar estratégias, que variam de acordo com os dados apresentados, por exemplo, se seu cliente está feliz com a URA que sua empresa utiliza ou qual o melhor canal para ser atendido.
O principal na hora de traçar esse planejamento é estar atento a dois pontos cruciais: conhecer e ouvir seu cliente.
Traçar qual vai ser o primeiro contato, através de qual plataforma, como é essa interação, até ele chegar na compra do produto e serviço, como será a entrega, tudo que envolve o cliente e o produto deve ser pensado, tudo isso faz parte da experiência dele e do atendimento oferecido pela marca.
Pós-venda, fidelização e atendimento: o futuro da relação com o seu cliente em suas mãos
Muito se fala sobre a venda, a captação e conquista do cliente, mas o que faz ele ficar e querer sempre voltar ou manter aquele laço? É o pós-venda. Um bom atendimento nunca acaba, ele se transforma. Quando o consumidor adquire um produto ou serviço, ali começa o pós-venda, seja na forma como ele vai aprender a usar o produto, seja como o serviço vai ser fornecido, ou até mesmo se algo de errado acontecer. Todos esses passos estão centralizados no pós e por isso essa etapa é tão crucial. Para isso é fundamental a empresa estar preparada para receber o cliente da melhor forma, fornecendo todo tipo de suporte, em todos os canais possíveis, para sempre ter uma comunicação estreita com o cliente, de fácil acesso. Utilizar das plataformas para monitoramento de satisfação do usuário e de ponto de escuta, tanto positivo quanto negativo, com SAC Digital e atendimento personalizado.
Pensar na melhor forma de atender um cliente é pensar nele em primeiro lugar sempre, trazendo-o para o centro das ações e intenções dentro da empresa. Como deixar o consumidor à vontade, se sentindo bem e desejando o seu produto é tudo fruto de o conhecer bem, traçar estratégias e tornar a experiência do a consumidor a melhor do início ao fim, se preocupando com todas as etapas.
Não sabe como começar?
Além das soluções para automação do atendimento, a Noovi possui o serviço de Consultoria em CX e esse é um excelente start para a sua empresa. O produto fornece soluções de atendimento personalizadas ao público alvo, aumentando a eficiência do que é oferecido e elevando a satisfação dos usuários. Tá esperando o que para dar esse passo e mudar o futuro do seu negócio?
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