Como a URA humanizada pode melhorar a experiência do seu cliente?
Antes de entendermos a importância da URA humanizada, vamos relembrar o que é uma URA propriamente dita. A Unidade de Resposta Audível automatiza e flexibiliza o atendimento telefônico, identificando os códigos efetuados pelo cliente, seja pelos dígitos ou pela voz, efetuando uma ação a partir disso.
O diferencial da URA está em sanar uma dor do consumidor, sem a necessidade de um operador. Elas são utilizadas para diversos serviços, tais como: notificação sobre vencimentos de boletos, oferta de serviços, cadastros e consulta de saldos.
Ela deve estar presente em toda empresa, visando a otimização dos atendimentos. No entanto, quando mal aplicada pode ocasionar efeito contrário, afetando a experiência do cliente. Indo mais além, seu empreendimento pode investir nas URAs humanizadas, que estreitam o relacionamento entre marca e comprador.
URA humanizada
Vivenciamos a fase do consumidor 5.0. Ele domina o digital e tem preferência em realizar toda a jornada de compra de forma on-line. Este usuário almeja:
- uma empresa que esteja disponível 24 horas por dia;
- personalização de serviços;
- valor agregado ao produto/serviço.
Dessa forma, deve-se investir em ferramentas para fidelizar essa clientela e um dos mecanismos é através da URA humanizada. Será possível, assim, mapear cada cliente específico, adequando-se para ele, ao invés de um atendimento padrão.
Neste método, a resposta audível torna-se dinâmica, utilizando-se de gravações profissionais, o que aproxima o usuário. Elas podem ainda ser adaptadas, baseadas em todo tipo de interação anterior.
Benefícios
O maior benefício é a valorização da experiência do consumidor e, consequentemente, sua retenção. A personalização torna-se um diferencial entre as empresas, como forma de fidelização. Exemplos:
- oferecer um serviço específico, após mapear informações da persona;
- avisar ao cliente que a fatura está próxima de vencer, mesmo que ele ligue para tratar de outro assunto.
A URA pode ser integrada com outras ferramentas da empresa, como:
- serviço omnichannel e canais de comunicação: pode potencializar a informação enviada;
- CRM (Sistema para Gestão de Relacionamento com o Cliente): identifica o usuário, por meio do número de telefone que ele está ligando.
Todas essas junções otimizam os processos da Central de Atendimento, o que leva a uma redução de custos, deslocando colaboradores para atividades mais estratégicas.
Há redução nas filas de atendimento e mais clientes são atendidos em um intervalo de tempo menor. Além disso, há celeridade na coleta de dados e número de protocolo.
Através da humanização é possível ainda obter insights sobre a persona, mapeando o perfil de consumo. Um mecanismo utilizado é o Speech Analytics, que analisa os dados da interação, com análise fonética, diferenciando palavras e expressões por meio do sotaque.
Certamente a URA humanizada é uma tendência no atendimento telefônico e deve ser ponto de atenção para empresas que visam constante crescimento. A sua firma já utiliza ou possui planos para isso?
Conte com uma empresa especializada para a implantação desse serviço! A Noovi possui vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de atendimento automatizados, com uso das tecnologias de voz e humanização de diálogos.
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