O time de CX (customer experience) gerencia toda a experiência do consumidor dentro da empresa, e de que forma ele irá percorrer este caminho. 

Toda instituição deve ter um time responsável pelo gerenciamento da experiência do cliente. Afinal, a experiência do cliente não é uma despesa. Gerenciar a experiência do cliente fortalece sua marca.” (Stan Phelps). 

Nesse sentido, o HEAD de CX deve possuir uma visão macro e decisiva sobre as frentes desta jornada, identificando as fraquezas e oportunidades, para criação de estratégias. 

Separamos 5 táticas que este funcionário pode (e deve) aplicar na empresa. Confira!

 1. Alinhe sua cultura com foco no employee experience

Este aspecto está relacionado com o relacionamento dos funcionários com a empresa. Aqui é analisada a experiência do colaborador e sua jornada: da seleção ao desligamento. 

Durante esse ciclo é importante desenvolver treinamentos, avanços na carreira e promoções, como forma de reter e direcionar os talentos. Logo, o employee experience, posiciona a experiência positiva para o funcionário dentro de um negócio. 

Quando trabalhado de forma eficiente, há:

  • Melhoria no clima organizacional;

Aumento na produtividade.

2. Humanize as interações automáticas

A automação no atendimento trouxe agilidade e disponibilidade nos serviços. No entanto, para que a satisfação do consumidor seja atendida é necessário investir na humanização desse serviço. 

De acordo com dados do State of Chatbots Report 2018, os chatbots são utilizados em sua maioria para:

  • obter respostas rápidas para perguntas com urgência;
  • resolver uma reclamação;
  • obter respostas ou explicações detalhadas.

Para isso foque:

  • na personalização do atendimento;
  • rastreio de dados anteriores;
  • em criar uma personalidade para o bot.

3. Tenha dashboards personalizados por objetivos  

As dashboards são ferramentas para a gestão da informação e, quando está alinhada com os objetivos institucionais, ela fornece indicadores chave de performance, métricas e dados, para a tomada de decisões estratégicas. 

Com essas informações, o corpo de CX pode elaborar planos de melhoria, obter previsão de tendências do mercado e aumentar a produtividade. 

4. Utilize Inteligência Artificial para tratar o seus dados

O uso de IA no tratamento de dados otimiza a produção de informação e a coleta em larga escala. Sua equipe ganha velocidade e veracidade. 

Na jornada do consumidor, pode ser aplicada com os chatbots (comunicação empresa com cliente) e os ERPs inteligentes (softwares de gestão empresarial). Com a junção de ambos, é possível mapear padrões de comportamento, atuando de maneira mais estratégica. 

5. Construa um ciclo de aplicação de melhorias e análises recorrentes

Mudanças e melhorias só ocorrem quando há conversão de dados em informações. Desta forma, é necessário implementar uma frequência para análise dessas métricas. 

Seu time pode implantar o ciclo de melhoria contínua, PDCA, com foco na qualidade. Resumidamente, esta metodologia propõe o planejar/fazer/checar/agir. Você encontra mais informações sobre o tema no livro: Economic Control of Quality Of Manufactured Product, de  Walter Shewhart. 

Como a Noovi pode te ajudar? 

Nesse sentido, nós desenvolvemos a Consultoria de CX, onde criamos soluções de atendimento personalizadas ao público-alvo, aumentando a eficiência dos serviços e elevando a satisfação dos usuários. 

Além disso, nossa consultoria pode mapear o Customer Experience de ponta a ponta, desde o CRM, experiência do colaborador, chatbots, URA e a Inteligência artificial de maneira geral. 

Quais dessas práticas você se propõe a implementar neste semestre? Compartilhe conosco! 

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