O consumidor deve estar no centro de todas as ações estratégicas de uma empresa. Dentre as movimentações para uma boa experiência do cliente está a:
- personalização de serviços;
- agilidade em sanar objeções;
- automatização da central de atendimento;
- integração entre as redes de comunicação da persona.
Visando esses pontos, a expansão do omnichannel dentro de um negócio pode otimizar a jornada de compra, em especial na central de atendimento. Confira agora 3 passos para te auxiliar nesta etapa.
Passo 1: Insira na cultura organizacional o omnichannel
Nos dias atuais, a melhor maneira de otimizar o suporte é através da junção e interligação de todos os canais de comunicação do usuário. Para isso, é importante que:
- Ocorra o mapeamento de quais as redes que o público-alvo utiliza;
- Entenda o padrão do consumo da persona.
Com isso, há muitas alternativas para o seu consumidor, sendo possível até mesmo iniciar a resolução de um conflito em um canal e finalizar em outro.
Passo 2: Inteligência Artificial a seu favor
Investir na automatização, como os chatbots, possibilita:
- dinamismo da comunicação;
- agilidade para resolução de gargalos urgentes;
- disponibilidade 24×7.
O teleatendimento, pela URA (Unidade de Resposta Audível), também atua automatizando a assistência – o usuário responderá a áudios gravados e mensagens de voz.
Com a IA o suporte torna-se personalizado, sendo possível captar os últimos registros feitos pelo usuário. Entenda qual o nível de consciência do usuário (ele já está preparado para comprar?) – ajuste o seu discurso para cada etapa da jornada.
Além disso, há dinamismo em atividades como:
- Acesso a segunda via de boleto;
- Suporte técnico inicial;
- Status do pedido.
Passo 3: Mapear a jornada do consumidor – Cultura Data-driven
Aprimorar o serviço envolve conhecer a sua persona. Para isso, escolha indicadores e métricas, de forma a avaliar:
- Nível de satisfação;
- Grau de retenção;
- Pontos de gargalo.
Colete ainda os feedbacks – eles são extremamente úteis para o alinhamento dos objetivos. Com o mapeamento correto há a segmentação da base de clientes, sendo possível compreender quais são as demandas prioritárias no seu empreendimento.
Insira na cultura organizacional o data-driven, transformando todos os dados em informação. No caso do atendimento em call center, pode ser utilizado o Speech Analytics, para rastrear o comportamento do usuário pela voz.
Conclusão
Percebemos, então, a importância da experiência para o consumidor. Ela visa a/o:
- Fidelização do cliente;
- Redução de custos para realizar novas vendas, além dos operacionais;
- Diferencial competitivo frente à concorrência;
- Mais credibilidade no seu nicho;
- Auxilia na tomada de decisões.
Assim, perguntamos a você: numa escala de 0 a 5, quais etapas acima o seu negócio está atuando com eficiência?
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