Para muitas empresas, a cobrança de dívidas é um assunto delicado e difícil de ser resolvido. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos. A pesquisa aponta ainda que 7 em cada 10 famílias obtiveram dívidas em 2021. No Brasil, um pouco mais de 25% das famílias estão inadimplentes, número este que foi agravado pela pandemia.
O cenário traz à tona a importância da digitalização e modernização de processos, em especial para as empresas. Nos últimos anos ocorreu uma expansão nos sistemas digitais e canais automatizados. Nesse âmbito, a cobrança digital surge como uma forma de agilizar e facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente, ampliando também a organização estrutural.
Afinal, o que é cobrança digital?
Esse método utiliza novos mecanismos para enviar faturas, com a finalidade de minimizar o número de chamadas telefônicas e outras formas de cobrança que demandam maior interação por parte de um atendente humano, já que automatiza os processos; ela visa explorar as formas de comunicação presentes no dispositivo móvel – eletrônico indispensável para o convívio social contemporâneo.
O negócio utiliza mensagens via WhatsApp, SMS, e-mail ou chatbots (mensagens pré-programadas). A sua implementação acarreta diversos benefícios, tais como:
• Redução da inadimplência: Com o sistema, é possível enviar para os canais de comunicação com o cliente, lembretes com as datas de vencimento. Dessa forma, os atrasos no pagamento podem ser reduzidos;
- Hiperpersonalização da comunicação: Um dos maiores benefícios desse mecanismo é o atendimento personalizado para cada consumidor, de acordo com as suas necessidades e demandas;
•Redução de custos: Através da substituição das ligações telefônicas para as mensagens e sistemas automatizados, existe uma liberação da mão de obra humana para outras solicitações e áreas. Além disso, os funcionários ficam disponíveis para outras funções, já que a implantação de cobranças digitais elimina a necessidade de conferência manual dos pagamentos e o sistema é alimentado de forma simultânea ao pagamento;
•Automatização de dados e maior agilidade: A comunicação fica mais objetiva e há redução de intervalos de espera. Por exemplo: caso um devedor deseje quitar sua dívida, a fatura pode ser rapidamente encaminhada ao seu e-mail ou através de qualquer outro canal utilizado;
• Interações mais efetivas: Os clientes, em geral, possuem receio de atender ligações de números desconhecidos ou atendem com relutância, o que pode diminuir êxito em negociações e pagamentos;
Desafios
A cobrança pode ser um empecilho de comunicação entre a empresa e o consumidor. Por isso é extremamente necessário que os investimentos em humanização caminhem lado a lado com os investimentos em comunicação. É fundamental que a marca compreenda a dor do cliente, apresente-se aberta ao diálogo e a oferecer opções de negociação.
A conexão da organização com o cliente pode ser altamente explorada com a cobrança digital, pois em uma conversa no WhatsApp, por exemplo, o atendente pode oferecer soluções rápidas e entender o ponto de vista do consumidor.
Para a automatização dos sistemas também é importante que a empresa esteja atenta às questões legais desse tipo de interação e LGPD. É importante seguir horários adequados para o envio das mensagens, bem como escolher uma comunicação adequada, utilizando-se de palavras educadas, sem ameaças ou constrangimentos para com o cliente.
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Empresas que migram os seus serviços de atendimento para a automatização e digitalização, conseguem maximizar suas vendas, reduzir gastos e evitar a inadimplência, além de criar um vínculo maior com o cliente.
Hoje é fundamental que a sua organização esteja integrada, visando a alta competitividade e a sua sobrevivência. E para cuidar de tudo isso, é extremamente importante que você tenha o suporte de uma empresa especializada nisto.
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