Seu produto/serviço é bom, mas você não se destaca em relação a sua concorrência? Você precisa fortalecer sua marca, melhorar o relacionamento com seus clientes e ter o tão sonhado “boom” de vendas? Então o que você necessita (e possivelmente nem saiba!) é de uma estratégia de branding!
Se você se animou, mas está se perguntando ‘o que é branding?’, pode ficar despreocupado.
Vamos explicar com detalhes e te mostrar por que investir em estratégias de branding e, principalmente, em tecnologias de atendimento para impulsionar o branding, é a alavanca que falta para o seu negócio!
O que é branding?
Branding pode ser traduzido como literalmente como gestão de marcas. É a preocupação com a imagem da empresa e vai muito além da criação do logotipo, slogan e campanhas de vendas de produtos. É um conjunto de ações que se preocupa em como o público enxerga, de fato, a sua marca.
As estratégias de branding visam alinhar toda a comunicação visual, as iniciativas de marketing e a gestão de informações de uma empresa. O resultado esperado é que ela passe a mesma imagem para todos os clientes e se fixe com uma personalidade própria.
As relações de consumo hoje levam em consideração inúmeros fatores além do preço do serviço ou produto ofertado. Uma marca forte e reconhecida por sua reputação, qualidade, honestidade e princípios é a que alcançará uma vantagem competitiva no mercado.
A estratégia de branding e sua relevância
Até pouco tempo, formular uma estratégia de branding era visto como mera vaidade do negócio: “é só para tornar a marca mais atrativa”, diziam. Hoje, ela é determinante para a continuidade da corporação. No mundo 4.0 que vivemos, uma marca que não se posiciona, não interage com seu público e não está personalizada nas redes está fadada ao fracasso e/ou ao esquecimento. Conheça os pontos mais relevantes:
POSICIONAMENTO DE MARCA
Fortalecer a identidade do negócio — e aqui não estamos falando apenas da identidade visual, mas também de valores, missão e tom de voz — é essencial para alcançar uma posição de destaque no mercado. A empresa que se coloca com personalidade, se torna uma autoridade em seu ramo de atuação.
DIRECIONAMENTO DE MARKETING
Se você tem sua identidade bem definida, fica muito mais fácil direcionar as ações de marketing, desde a produção de conteúdo até a gestão de mídias sociais. Por exemplo, a Magazine Luiza está sempre engajada com diversas pautas, como o respeito à diversidade de gêneros, e tem um perfil jovem, despojado e humanizado: o avatar Lu!
A empresa leva tanto a sério essa identidade que no Facebook e no Twitter interage com a comunidade com respostas engraçadas e um tom de voz divertido, mas sempre se posicionando acerca dos temas mais relevantes.
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
As relações de consumo, hoje, vão além de critérios como o preço. Uma pessoa pode até realizar alguma compra por causa do desconto imperdível. Porém, o que vai determinar se ela permanecerá em sua cartela de clientes, ou seja, se ela será fidelizada, muitas vezes é a identificação com a marca e seus valores.
Como definir a estratégia para o processo de branding?
Existem três passos fundamentais para estabelecer uma linha clara de atuação nessa construção:
1º passo: Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, que identifique uma realidade do seu negócio. Ou seja, uma realidade que exista e que, principalmente, seja praticada para que possa ser disseminada;
2º passo: Utilizar o planejamento de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para que a proposta de valor da marca seja verdadeira;
3º passo: O sistema de comunicação deve explorar o diferencial planejado nas etapas anteriores com clareza e consistência.
E saiba: investir em tecnologia de atendimento pode impulsionar o branding de uma empresa
Agora que já te demos uma breve noção de branding, vamos nos aprofundar um pouco mais!
Sabemos que o atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade, e as empresas precisam investir no uso de tecnologias para isso. A corrida pela digitalização fez com que muitas empresas precisassem aderir às novas tecnologias para manter-se ativas. Só que, antes de investir no uso de tecnologias, é preciso pensar no que realmente faz sentido e que atenda ao que o cliente deseja como experiência.
De acordo com o relatório Tendências de Marketing e Tecnologia 2020, realizado pelo TEC Institute, uma plataforma de colaboração, aprendizado e inovação à nível global, em um ambiente de maior competição no varejo, impulsionado pela pandemia, a experiência do cliente se consolida como um diferencial.
Estabelecer esse vínculo com o seu público é fundamental para fidelizar a clientela já que, nos dias atuais, é menos oneroso (em todos os aspectos) manter o cliente do que obter novos. É notório que o uso de tecnologias para encurtar esses caminhos, e oferecer uma métrica mais precisa, é de suma importância para a jornada do cliente.
Voltando ao case da Magazine Luiza, após a criação da “Lu”, houve um boom significativo das vendas. Ela saiu de uma “empresa de varejo tradicional com canal digital” para uma “plataforma digital com pontos físicos e calor humano”.
Em entrevista ao Clube do Trade, Rafael Montalvão, gerente de marketing de e-commerce da Magalu, explica que “essa mudança somente no discurso seria inútil. Então, a empresa começou a mudar o mindset. Todos se envolveram, de vendedores e diretoria a montadores.
Todos passaram a ter acesso a um app mobile através do qual reportavam cada fase de atendimento e podiam receber a avaliação do cliente. A loja se tornou digital, mas foi além de um e-commerce: tornou-se um marketplace reconhecido com mais de 2 milhões de produtos!”.
Ao olharmos o salto da Magalu, percebemos que um dos fatores contribuintes para isso, além da presença maciça em redes sociais, sem dúvida, foi a mensuração de dados e ações a partir dos indicadores e isso só ocorreu por que a empresa de Luiza Trajano investiu em tecnologias.
O case da Magalu só nos mostra que é possível, sim, furar a bolha do tradicional e investir em novas tecnologias. Podemos observar, também, que a experiência exclusiva do cliente aliado ao atendimento dedicado e a proximidade com o shopper é uma das receitas de sucesso da rede Magazine Luiza.
Por fim, deixamos a pergunta: o que você tem feito para tornar a jornada do seu cliente inesquecível?
REDES SOCIAIS
Investir em tecnologia de atendimento pode impulsionar o branding de uma empresa? Claro ou com certeza?!
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