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Investir em tecnologia de atendimento pode impulsionar o branding de uma empresa?

Seu produto/serviço é bom, mas você não se destaca em relação a sua concorrência? Você precisa fortalecer sua marca, melhorar o relacionamento com seus clientes e ter o tão sonhado “boom” de vendas? Então o que você necessita (e possivelmente nem saiba!) é de uma estratégia de branding!

Se você se animou, mas está se perguntando ‘o que é branding?’, pode ficar despreocupado.
Vamos explicar com detalhes e te mostrar por que investir em estratégias de branding e, principalmente, em tecnologias de atendimento para impulsionar o branding, é a alavanca que falta para o seu negócio!

O que é branding?

Branding pode ser traduzido como literalmente como gestão de marcas. É a preocupação com a imagem da empresa e vai muito além da criação do logotipo, slogan e campanhas de vendas de produtos. É um conjunto de ações que se preocupa em como o público enxerga, de fato, a sua marca.

As estratégias de branding visam alinhar toda a comunicação visual, as iniciativas de marketing e a gestão de informações de uma empresa. O resultado esperado é que ela passe a mesma imagem para todos os clientes e se fixe com uma personalidade própria.

As relações de consumo hoje levam em consideração inúmeros fatores além do preço do serviço ou produto ofertado. Uma marca forte e reconhecida por sua reputação, qualidade, honestidade e princípios é a que alcançará uma vantagem competitiva no mercado.

A estratégia de branding e sua relevância

Até pouco tempo, formular uma estratégia de branding era visto como mera vaidade do negócio: “é só para tornar a marca mais atrativa”, diziam. Hoje, ela é determinante para a continuidade da corporação. No mundo 4.0 que vivemos, uma marca que não se posiciona, não interage com seu público e não está personalizada nas redes está fadada ao fracasso e/ou ao esquecimento. Conheça os pontos mais relevantes:

 POSICIONAMENTO DE MARCA
Fortalecer a identidade do negócio — e aqui não estamos falando apenas da identidade visual, mas também de valores, missão e tom de voz — é essencial para alcançar uma posição de destaque no mercado. A empresa que se coloca com personalidade, se torna uma autoridade em seu ramo de atuação.
 DIRECIONAMENTO DE MARKETING
Se você tem sua identidade bem definida, fica muito mais fácil direcionar as ações de marketing, desde a produção de conteúdo até a gestão de mídias sociais. Por exemplo, a Magazine Luiza está sempre engajada com diversas pautas, como o respeito à diversidade de gêneros, e tem um perfil jovem, despojado e humanizado: o avatar Lu!

A empresa leva tanto a sério essa identidade que no Facebook e no Twitter interage com a comunidade com respostas engraçadas e um tom de voz divertido, mas sempre se posicionando acerca dos temas mais relevantes.

 FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
As relações de consumo, hoje, vão além de critérios como o preço. Uma pessoa pode até realizar alguma compra por causa do desconto imperdível. Porém, o que vai determinar se ela permanecerá em sua cartela de clientes, ou seja, se ela será fidelizada, muitas vezes é a identificação com a marca e seus valores.

Como definir a estratégia para o processo de branding?
Existem três passos fundamentais para estabelecer uma linha clara de atuação nessa construção:

1º passo: Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, que identifique uma realidade do seu negócio. Ou seja, uma realidade que exista e que, principalmente, seja praticada para que possa ser disseminada;

2º passo: Utilizar o planejamento de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para que a proposta de valor da marca seja verdadeira;

3º passo: O sistema de comunicação deve explorar o diferencial planejado nas etapas anteriores com clareza e consistência.

E saiba: investir em tecnologia de atendimento pode impulsionar o branding de uma empresa

Agora que já te demos uma breve noção de branding, vamos nos aprofundar um pouco mais!

Sabemos que o atendimento baseado na experiência do consumidor é uma realidade, e as empresas precisam investir no uso de tecnologias para isso. A corrida pela digitalização fez com que muitas empresas precisassem aderir às novas tecnologias para manter-se ativas. Só que, antes de investir no uso de tecnologias, é preciso pensar no que realmente faz sentido e que atenda ao que o cliente deseja como experiência.

De acordo com o relatório Tendências de Marketing e Tecnologia 2020, realizado pelo TEC Institute, uma plataforma de colaboração, aprendizado e inovação à nível global, em um ambiente de maior competição no varejo, impulsionado pela pandemia, a experiência do cliente se consolida como um diferencial.

Estabelecer esse vínculo com o seu público é fundamental para fidelizar a clientela já que, nos dias atuais, é menos oneroso (em todos os aspectos) manter o cliente do que obter novos. É notório que o uso de tecnologias para encurtar esses caminhos, e oferecer uma métrica mais precisa, é de suma importância para a jornada do cliente.
Voltando ao case da Magazine Luiza, após a criação da “Lu”, houve um boom significativo das vendas. Ela saiu de uma “empresa de varejo tradicional com canal digital” para uma “plataforma digital com pontos físicos e calor humano”.

Em entrevista ao Clube do Trade, Rafael Montalvão, gerente de marketing de e-commerce da Magalu, explica que “essa mudança somente no discurso seria inútil. Então, a empresa começou a mudar o mindset. Todos se envolveram, de vendedores e diretoria a montadores.
Todos passaram a ter acesso a um app mobile através do qual reportavam cada fase de atendimento e podiam receber a avaliação do cliente. A loja se tornou digital, mas foi além de um e-commerce: tornou-se um marketplace reconhecido com mais de 2 milhões de produtos!”.

Ao olharmos o salto da Magalu, percebemos que um dos fatores contribuintes para isso, além da presença maciça em redes sociais, sem dúvida, foi a mensuração de dados e ações a partir dos indicadores e isso só ocorreu por que a empresa de Luiza Trajano investiu em tecnologias.
O case da Magalu só nos mostra que é possível, sim, furar a bolha do tradicional e investir em novas tecnologias. Podemos observar, também, que a experiência exclusiva do cliente aliado ao atendimento dedicado e a proximidade com o shopper é uma das receitas de sucesso da rede Magazine Luiza.

Por fim, deixamos a pergunta: o que você tem feito para tornar a jornada do seu cliente inesquecível?

REDES SOCIAIS
Investir em tecnologia de atendimento pode impulsionar o branding de uma empresa? Claro ou com certeza?!

Quer saber mais? Acesse o link na bio!

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